quinta-feira, 16 de abril de 2015

O Mistério dos borderôs do Aldo Dapuzzo

A seguir o primeiro texto do novo colaborador do blog, o professor William Rocha: 
A capacidade do Estádio Aldo Dapuzzo, estabelecido pela Brigada Militar e escrita na parede das arquibancadas, se não me engano, é de 7.800 torcedores.

Resolvi então fazer um comparativo dos públicos declarados em borderôs entre os jogos do Sampa e os do Brasil no Aldo Dapuzzo, em jogos que no "visual" os públicos foram muito parecidos, para não dizer iguais.
Os jogos que vou comparar são:
- São Paulo x Ypiranga e Brasil X Lajeadense

Ambos os jogos estavam com estádio cheio tanto na ferradura, quanto no pavilhão, exceto na parte da torcida adversária. Analisando os borderôs, o mesmo indicou que no jogo do Sampa haviam 2966 torcedores, já o jogo do Brasil teve um público de 4960 torcedores.
Observe que foram jogos visualmente com o mesmo público, mas pelo que consta nos borderôs a diferença é de quase 2 mil pessoas a menos no jogo do Sampa em comparação ao jogo do Brasil. Pelo borderô, no jogo do sampa, houve um "lucro" do clube, em cima desses quase 3 mil torcedores, de 29 mil reais.
Sabemos que os clubes fazem "artmanhas" de mascarar os borderôs por conta da alíquota para a FGF, da dívida com a receita, da penhora com a justiça e etc.
Mas ai me pergunto... Pela lógica, no mínimo havia mais 2 mil torcedores no estádio que não foram computados no borderô (baseado no comparativo do jogo do Brasil).
Essas 2 mil pessoas a menos eram tudo gratuidades? Se não foram, onde está a contabilidade deste público "maquiado"? Daria ai no mínimo uns 30 mil reais a mais de receita neste jogo.

O Outro jogo que faço um comparativo, de públicos muito parecidos são dos jogos:
- São Paulo x Lajeadense e Brasil X Inter

No borderô consta que o público do jogo do Sampa, que estava com o estádio lotado, foi de 4761 torcedores e no jogo do Brasil, igualmente lotado foi de 6503. Novamente uma diferença de quase 2 mil torcedores registrados... e as perguntas são as mesmas feitas com relação a do jogo anterior...

Bom, são essas questões que precisariam ser colocadas a limpo pela direção, do porque há essa diferença de 2 mil torcedores a mais pra eles e jogos de mesmo público e onde foi contabilizada a renda desses 2 mil torcedores "omitidas" em borderô.
Não estou culpando ou incriminando ninguém, apenas gostaria de esclarecimentos... Acho que não só eu mas todo torcedor rubro-verde gostaria de saber.

Também não sou contrário a essa "omissão" de público no borderô, apenas seria importante saber se existe realmente tal diferença e onde é contabilizada esta diferença.
Ah, os borderôs de todos os jogos do Gauchão são públicos e estão publicados no site da FGF. 


Público presente em Sampa 1x1 Lajeadense
Público presente em Brasil-PE 1x1 Inter









Nenhum comentário:

Postar um comentário