sexta-feira, 24 de abril de 2015

ANDREW JENNINGS, A COPA 2014 E UMA LUTA QUE NÃO ACABA

ANDREW JENNINGS, A COPA 2014 E UMA LUTA QUE NÃO ACABA

Entrevista concedida a Billy Graeff em Abril de 2015



   Era uma tarde ensolarada na primavera de final de Abril no Norte da Inglaterra, bem pertinho da Escócia. Eu chegava mais longe ao Norte do Globo que já tinha ido. E eu saíra do extremo Sul do Brasil, da Cidade do Rio Grande, pouco mais de um ano antes para fazer doutorado em Loughborough, um dos maiores centros de estudos do esporte do mundo. Mas bem antes disso, já conhecia a fama de Andrew Jennings. Em 1992 ele publicou um livro chamado Os senhores dos Anéis, conjuntamente com Vyv Simson e abalou o mundo do esporte com um caso muito bem comprovado de como as Olimpíadas, o COI, a FIFA e o universo do esporte não eram tão limpos como se imaginava. Depois disso, publicou diversos livros sobre o assunto e foi traduzido para dezenas de idiomas. 

Infelizmente, o primeiro livro não pode ser encontrado nas livrarias porque o COI parece ter comprado os direitos e não pretende vê-lo nas prateleiras (e muito menos sendo lido). Por outro lado, dois dos seus mais recentes livros podem facilmente ser encontrados por leitores brasileiros: Jogo Sujo e Um Jogo Cada Vez Mais Sujo. Ambos sobre a FIFA, com revelações bombásticas e histórias comprometedoras. Infelizmente, a mídia e a academia parecem não dar tanta importância quanto os livros mereceriam. Mesmo assim, são um sucesso de vendas. Desci do trem, liguei para o Andrew, conforme combinado, peguei um táxi e fui entrevistá-lo como fonte de dados para meu doutorado. Ele autorizou que eu escrevesse um pequeno relato da entrevista para o Blog. Os principais pontos é o que você vai ler em seguida.











   Cheguei à sua casa sem saber o que esperar. Apesar de estarmos nos comunicando por email e por skype ha mais de dois anos e de tê-lo assistido pela televisão algumas vezes, agora ele estaria do outro lado da câmera, respondendo às perguntas. Me recebeu um senhor de 72 anos, cabelos     brancos, falante, elétrico. Convidou-me à cozinha de sua pequena fazenda, me ofereceu chá (sem leite, lembrei de avisar com antecedência - ainda não me acostumei a este costume Inglês) e me apresentou sua esposa. Trocamos algumas palavras sobre amenidades e contatos em comum. Let's do it? - perguntou Andrew com a energia de um adolescente. Please - respondi ansioso por iniciar.

















Billy - Andrew, você tem uma longa história com o Brasil. Como isso começou?
ANDREW - No final dos anos oitenta, eu fui convidado a escrever um artigo, quem sabe um livro sobre o IOC. Eu perguntei ao Vyv, "o que é IOC?". Logo me vi pesquisando e reunindo documentos sobre pessoas e eventos dos quais nunca se ouvia falar. Mas as histórias eram quentíssimas. Eu passei boa parte da minha vida estudando o funcionamento do crime organizado, aqui no Reino Unido, na Itália e em outros lugares. Quando cheguei a Havelange, identifiquei a estrutura do crime organizado, a hierarquia, a divisão, a lealdade. Depois disso, estive no Brasil algumas vezes por conta do futebol e outras questões. 

Billy - Recentemente, Blatter anunciou que vai triplicar o valor que é repassado para as Confederações. Será que isto tem a ver com as eleições presidenciais da FIFA que ocorrem em breve?
ANDREW - Hahaha, Esse dinheiro não é dele, é da FIFA. Aliás, é de vocês, Brasileiros. Assim as coisas funcionam, você vê? Ninguém analisa a FIFA por esse ponto de vista, mas essa forma de atuar atende a todos os requisitos de uma organização criminosa. Não é apenas acusá-los: "vocês são uma máfia!", se perguntarmos a qualquer acadêmico que estude isso, todas as suas descrições vão estar de acordo com a forma com que a FIFA funciona. Foi mesmo um brasileiro que me disse "você sabia que o Havelange está envolvido com a máfia?". E lá fui eu procurar saber quem era Castor de Andrade e suas relações com a FIFA e Havelange. Antes disso, as instituições esportivas tinham seus problemas, é claro. Veja, Samaranch era apoiador do fascismo. O COI, assim como a FIFA, tinham sido atores nos casos mais sujos de uso do esporte em favor de regimes anti-democráticos. Aqui está uma foto de Samaranch fazendo a saudação fascista. Então, você vê que estamos falando de algo diferente, de crime, de máfia.

Billy - Você teve papel determinante na queda de Havelange e Teixeira...
ANDREW - Bom, eles fizeram por onde... Eu comecei a segui-los e a ler sobre eles há muitos anos. Na verdade, eles duraram muito para cair, não? Havelange chega em Zurique em 1979. Não era um bandidinho, era um cara com atitude de mafioso. Havelange então criou esta máquina, Blatter era este aprendiz colocando óleo na máquina. Havelange o odiou por tentar destroná-lo em 88. Mas teve que promovê-lo a presidente porque queria alguém que estivesse implicado. Blatter sabia os segredos...

O Sueco que poderia ganhar a eleição poderia colocar tudo a perder. Seria um desastre. A solução foi colocar Blatter para manter a máquina funcionando. Havelange sabia que o perigo estava por vir, mas mesmo assim ele não pôde evitar. Assim como Castor de Andrade antes dele. Eles eram amigos, Havelange foi seu avalista moral e esteve na mesa de honra do casamento da filha de Andrade, tenho uma foto de uma notícia de um jornal Brasileiro para provar isso. Mais tarde, eu comecei a olhar mais atentamente para a CBF. Eu li os relatórios sobre o caso da Nike (me tomou semanas usando o tradutor do google). Acho que o plano perfeito seria que Teixeira assumisse a presidência da FIFA. Mas ele é um ladrão treinado. Eles o abandonaram e agora ele está exilado. Pelo menos por enquanto. Eu fui ao Senado Brasileiro. Fui chamado a conversar com um representante do Palácio. Não sei como eles ainda não foram presos. Eles fazem o que querem...


Billy - A FIFA e o COI nao respondem a nenhuma instituição, a nenhum governo...
ANDREW - Isso. Eu posso ver aqui na tela do meu computador o salário da Presidente do Brasil, quanto ganha o Primeiro-Ministro Britânico, quem sabe quanto recebe a família real. Mas não se sabe nada sobre o que se faz do dinheiro da FIFA. Putin, Obama... Quase todas as instituições do mundo tem suas contas à disposição on line. Posso consultá-las olhando para as colinas do Norte da Inglaterra. Eu pergunto: Por que não a FIFA? Eu disse: Por que não? (junta as mãos em frente à boca). Daí se sabe que eles são um bando de vigaristas que fazem o que querem com o dinheiro do futebol. 
 Billy - E eles fizeram bastante dinheiro com a Copa no Brasil...
ANDREW - Mais do que nunca. "desculpa, Ricardo. A gente queria te trazer junto mas tivemos que te mandar embora". hahaha. Como pode que as pessoas responsáveis não estão sendo julgadas? Não digo que não sejam apontadas. Mas precisamos de um tribunal independente, com juízes, advogados. Isso precisa ser algo sério, com a justiça envolvida. Você não diz o que tem que dizer, não comparece à justiça, você vai para a cadeia. É assim em relação a todos os crimes. Ou deveria ser. Ou deveria ser. Teixeira foi afastado, mas os outros estão lá. Eu entreguei provas, documentos ao Senado e ao Governo. A gente não divulgou todos os nomes, mas eles sabem. Eu tenho fotos aqui de Teixeira e Valcke, o chefe da Copa, aos abraços e beijos. Agora é muito tarde para evitar o roubo. Mas Blatter deixou o Brasil com grandes malas de dinheiro! Ele está comprando votos para sua reeleição com esse dinheiro. - Olhando para a câmera: "Oi, Brasil, vocês pagaram as propinas para que Blatter comprasse sua reeleição". Precisamos de transparência, como todos os governos sérios do mundo fazem. Não é questão de segurança nacional, seu país não vai ser invadido se esses dados estiverem on line.


Billy - Você teve contato com movimentos sociais no Brasil...

ANDREW - Foi ótimo. Encontrei muitos grupos legais e bem organizados. Andrew respira fundo, espia pela janela de seu escritório (a vista esta ao lado). De professores universitários aos lutadores das ruas. É uma boa representatividade da sociedade. E vocês tem que fazer aquilo tudo de novo com as Olimpíadas. Eles roubaram vocês, a FIFA roubou vocês, o COI vai roubar vocês. Mas é seu problema. Vocês tem que resolver isso com a CBF, com a Copa. Um campo de golfe, eles fizeram vocês construírem um campo de golfe no Rio de Janeiro. O pessoal nas favelas não pode esperar para jogar golfe, não é? Isso é verdade? Daqui alguns anos, os Brasileiros vão se perguntar "como deixamos eles fazerem isso? Como deixamos eles construírem aquele estádio na Amazonia? Como permitimos que gastassem tanto no Estádio de Brasília?"  Vocês precisam de um julgamento público: quem permitiu que esse dinheiro fosse gasto? Juízes e promotores independentes! Contadores forenses independentes! Nós forneceremos os documentos, vamos testemunhar. Você não traz os documentos ou não aparece, você vai para a cadeia. Não é um pedido fora da realidade. Precisamos de uma investigação policial independente sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Vocês precisam fazer isso. Por vocês mas por todos nós também. 

Billy - E o futuro dos mega eventos e da FIFA e do COI?
ANDREW - Eu nao sei... parece que eles estão tendo dificuldades para achar alguém que queira pagar pela festa deles. Mas as pessoas que parecem estar se comprometendo com o COI e a FIFA não são melhores que essas que estão aí. Blatter vai continuar, as coisas no COI vão continuar. Ótimo para repórteres, muito ruim para o esporte. Com o caso do Brasil, vocês tem que olhar para trás. Vocês tem os mecanismos legais para instalar uma genuína investigação policial. "Como nos metemos nessa bagunça?, como fomos roubados pela FIFA?" Eu não tenho que dizer aos Brasileiros sobre o Estádio de Brasilia e sobre o da Amazônia. Precisamos de uma investigação com juízes independentes. Vocês precisam fazer isso para que nós possamos fazer isso nos nossos países também. Chega de Havelanges, Blatters e Teixeiras. Se vocês fizerem isso, todos teremos que fazer também, o mundo vai agradecer. Vocês podem fazer, estão fazendo com a PETROBRAS agora, não?

Billy - É uma grande ideia. Espero que empolgue os Brasileiros. Muito obrigado, Andrew.
ANDREW - Tomara! Eu que agradeço. Espero que a próxima vez que a gente se encontre seja no Brasil.
Billy - Quem sabe...
ANDREW - Tomara!

Antes de sair, tomei mais um chá com Andrew. Ele me presenteou seu mais recente livro, no qual consta um singelo agradecimento às minhas humildes contribuições. Batemos um papo caminhando pelo bosque ao lado de sua casa. Ele me perguntou sobre algumas pessoas no Brasil e sobre algumas coisas que estão acontecendo. Eu lhe falei sobre a Copa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

Por fim, pedi que ele gravasse uma mensagem ao meu amigo Maneca (Manoel Luis Martins da Cruz), professor da FURG, assim como eu, um lutador incansável pelas causas sociais e que me pediu que enviasse um agradecimento ao Andrew pelos seus serviços prestados ao esporte. Eu saí da conversa com uma ideia na cabeça: organizar um tribunal popular dos megaeventos no Brasil. Alavancar uma investigação pública independente. Como se diz no Rio Grande do Sul: e pernas pra tudo isso? Bom, esse é um assunto para outro momento...



















Um comentário:

  1. Todo esse jogo de poder e caráter deletério das ações destas instituições (FIFA, COI) são em essência a ideologia capitalista e sua ética própria em ação. O conteúdo neste texto é instigante, desafiador e ao mesmo tempo motivador, pois insinua atitudes para além da inércia que tem sido o padrão de ação da maioria dos indivíduos. Parabéns!

    ResponderExcluir