domingo, 25 de junho de 2017

Em jogo maluco, São Paulo se despede com derrota da série D

Um jogo que tinha tudo para ser sem graça por conta de um São Paulo com raríssima chance de classificação, acabou com um 2º tempo maluco com 5 gols em 15 minutos e um São Paulo que deixou a vitória escapar após estar vencendo por 3 a 1. assim que podemos resumir a partida que aconteceu na noite deste domingo, 25/06 que terminou com o placar de São Paulo 3 X 4 XV de Piracicaba.


O leão entrou em campo com a árdua tarefa de torcer pela derrota do Brusque e ainda ter que tirar um saldo de 6 gols que o time catarinense, além de uma combinação de resultados dos outros grupos pra que não fosse um dos 2 piores segundos colocados entre todos os competidores. Nem o mais fiel e fanático torcedor do clube acreditava nisso, tanto que nas arquibancadas tivemos apenas cerca de 400 torcedores que já estavam num clima de "adeus 2017". Por outro lado o time paulista do XV de Piracicaba lutava pela classificação e por isso entrava motivado e contando com um tropeço do time do Brusque na outra partida para se classificar.

Com a bola rolando o que se viu no inicio foi um jogo os dois times saíram em busca da vitória. Porém aos poucos o ritmo do jogo foi caindo e com ele a qualidade técnica da partida. Até que quando iamos nos encaminhando pro final do 1º tempo, depois de um cruzamento pela direita o atacante Rafael Pilões emendou uma linda bicicleta e abriu o placar para o São Paulo. Mas mal deu tempo para comemorar e o XV teve um pênalti a favor que foi batido e convertido por Frontini. Final de primeiro tempo e as equipes empatavam em 1 a 1.

No intervalo de jogo a ambulância entrou em campo para transportar o jogador Leomir que havia saído lesionado de campo após uma disputa de bola com o zagueiro do XV.

Retorno para o segundo tempo e o que se viu foi um jogão de duas equipes que abdicaram da defesa e buscaram a vitoria o tempo todo. Tanto que isso resultou em sensacionais 5 gols em menos de 15 minutos de intervalo.

Tudo começou com Cleylton que deu um testaço aos 19 minutos após cobrança de escanteio e colocou o leão novamente na frente do placar. Um minuto depois Rafael Pilões fez mais uma pintura: ao puxar um contra-ataque ele limpou o zagueiro e de fora da area fuzilou a meta adversária mandando no angulo, sem chances ao goleiro adversário. 

A torcida se animou e chegou até mesmo a acreditar que poderia se tirar os 6 gols de saldo do Brusque. Mas a empolgação acabou 1 minuto depois quando o XV empatou a partida. Três minutos depois, mais um gol do time paulista após cruzamento na área e o jogo estava empatado mais uma vez. 
E a partida ainda reservava mais emoções: 5 minutos após o empate, o atacante do XV aproveitou de cabeça o rebote dado pelo goleiro Deivity depois da cobrança de falta e colocou o time do interior paulista na frente do placar. 4 a 3.

Após isso o XV tentou esfriar o jogo e garantir a vitória que até então lhe dava a classificação. Porém o São Paulo não se entregou e em duas oportunidades perdeu gols incríveis com Neilson e Rafael Pilões. O XV também teve suas chances, principalmente com chutes de fora da área que passaram muito perto da meta de Deivity. Fim de jogo, o XV de Piracicaba venceu o São Paulo de virada no Aldo Dapuzzo por 4 a 3 mas acabou sendo também eliminado porque o Brusque marcou um gol que lhes garantiu a classificação para a próxima fase da série D.

O São Paulo acumulou 2 participações na série D em 2016 e 2017. Em ambas não conseguiu avançar de fase, mas valeu como aprendizado pra um clube que não frequentava uma competição nacional há quase 30 anos. E nesse ano, devido a um planejamento ruim (que resultou na renuncia do presidente Vitor Magalhães), o clube quase desistiu de disputar a competição e isso ajuda a entender o porque de um desempenho tão abaixo, acumulando apenas 4 pontos em 6 jogo.

A duvida que fica no ar agora é: Será que o São Paulo jogará a copinha? Vale a pena o "investimento"? 
Eu diria que vale, desde que houvesse uma manutenção de base para o Gauchão 2018. Fazer que nem o ano passado em que se jogou a copinha e depois se desmanchou o time para 2017 foi um atestado de fracasso para esse ano e por isso a torcida hoje tanto critica o ex-presidente Vitor Magalhães.

E quando será que o São Paulo voltará a disputar uma competição nacional? Isso vai depender do tamanho da ousadia da direção do leão para os próximos anos. O que se circula éque a divida que o clube acumulou por ter optado em jogar a copinha ano passado foi muito grande, E um plantel mal montado nesse ano de 2018 foi a gota d'agua para o acumulo de dividas.

Foto e texto: William Rocha

domingo, 18 de junho de 2017

1° Copa colorados RG - WO do favorito, gremista infiltrado e Esquina Branca campeão

O domingo (18/06) foi de confraternização dos colorados de Rio Grande em evento de futebol society organizado pela Associação dos Colorados de Rio Grande (ACRG).

A competição já nos primeiros minutos já apresentou uma grande surpresa. O atual campeão (torneio mudou de nome) e favorito ao título, XV/JNIL, com um número de jogadores insuficientes na Arena do Josúe 2, acabou não entrando em quadra e dando W.O.

Os outros 11 times disputaram grandes partidas. Todavia, após vencer a primeira partida contra o forte Comando Vermelho, a equipe do P1 foi desclassificada. O motivo é que um dos seus atletas era torcedor do Grêmio e como previsto em regulamento, o mesmo foi cumprido.

O jogo mais emocionante das quartas de final ocorreu entre o Municipal do Inter contra o único time de fora da cidade, o do Consulado de Pinheiro Machado. O Municipal que jogava pelo empate por melhor campanha na primeira fase perdia jogo por 3x1. Descontou, teve um jogador expulso com um jogador a menos arrancou um empate em 3x3 com um gol de Diego Pitbull nos segundos finais e garantiu a vaga.

A primeira semi final tinha a experiência dos jogadores do Esquina Branca contra a grande surpresa do campeonato. Os jovens garotos do F9 Sipapum. Depois de um primeiro tempo sem gols, o Esquina fez valer maior experiência e venceu por 3x0. Na segunda Semi Final o Comando Vermelhou não deu chances ao Municipal do Inter.

A GRANDE FINAL:

De um lado o Comando Vermelho que venceu a primeira edição do torneio da mesma organização chegou a final aos trancos e barrancos. Perdeu para P1 que depois foi desclassificada e para o próprio Esquina Branca na fase classificatória, Só obteve a classificação para a fase seguinte por conta da desqualificação da P1. Do outro lado o Esquina Branca que chegou após vencer todos os confrontos e com absoluto favoritismo.

O árbitro do torneio, Maurício Reis, teve trabalho. Jogo muito pegado. Primeiro tempo ficou no 1x1. O Esquina foi para cima em busca do gol do título. O volume de jogo era grande, mas o goleiro do Comando Vermelho estava inspirado. Faltando 4 minutos para o fim o castigo chegou com um gol do Comando Vermelho na raça. Quando tudo parecia perdido a bola enfim entrou a menos de 2 minutos para o fim do jogo. ESQUINA BRANCA 2X2 COMANDO VEREMLHO.

A decisão foi para os pênaltis. Eram 3 cobranças para cada dia. Na primeira série todos fizeram. Daí foi para as cobranças alternadas. O Comando Vermelho acertou a trave. O pênalti do título ficou nos pés de Alan, que com muita frieza converteu para festa do CAMPEÃO ESQUINA BRANCA. (AMANHÃ DISPONIBILIZAREMOS O VÍDEO DA DECISÃO NOS PÊNALTIS NA ÍNTEGRA).

Fim do excelente torneio que reuniu os colorados.








Por Fabrício Marques

domingo, 11 de junho de 2017

São Paulo empata na raça com 3 jogadores a menos

O São Paulo recebeu o Brusque-SC pela 4° rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O priemiro tempo acabou sem gols no Aldo Dapuzzo. Mas o árbitro JOHN HEBERT ALVES BISPO (Bahia) estragou o jogo ao expulsar o lateral rubro verde Bindé no fim do primeiro tempo para revolta geral.

Com raça o time abriu o placar com Willian Ribeiro no segundo tempo. Mas Careca empatou para o time catarinense. Nervoso em campo o time de Márcio Nunes teve mais 2 jogadores expulsos. Rafinha ao acertar o adversário e Júlio Abu ao empurrar a arbitragem.

O time se segurou como pode, com muita raça.

Fim de jogo, São Paulo 1x1 Brusque-SC. Restando 2 rodadas o leão está rfora da zona de classificação, precisando de bosn resultados nas duas últimas duas rodas para clasificar.



domingo, 4 de junho de 2017

São Paulo é derrotado pelo Brusque fora de casa

Em partida válida pela 3º rodada do grupo A15 da série D do Campeonato Brasileiro o São Paulo foi até o interior de Santa Catarina e foi derrotado pelo Brusque por 3 a 1.

Foi uma partida muito abaixo do esperado pelo torcedor Rubro Verde, que poderia ter sofrido até um placar mais elástico visto o péssimo futebol jogado pelo Leão nessa tarde de domingo.

O próximo desafio do São Paulo é contra o mesmo Brusque, dessa vez no Aldo Dapuzzo, na tarde do próximo domingo dia 11/06.

Com o placar o Brusque divide a liderança com Operário do Paraná com 6 pontos e São Paulo e XV de Piracicaba fecham o grupo com 3 pontos cada


Texto e foto: William Rocha

domingo, 28 de maio de 2017

Frio, chuva e vitória do leão na série D

Foi uma tarde de domingo de um jogo típico de "Gauchão raiz", mas era Brasileirão da série D. Com o gramado pesado, uma garoa fina, vento forte e um frio de renguear cusco, o São Paulo jogou contra o Operário Ferroviário de Ponta Grossa - PR pela segunda rodada do grupo A15 e venceu com gol de cabeça de Júlio Abú por 1 a 0.
Foi a reabilitação do leão que havia estreado com derrota para o XV de Piracicaba semana passada. Com a Vitória o São Paulo assumiu a vice-liderança pelos critérios, já que todos os 4 times do grupo estão com e pontos. É o grupo mais embolado entre todos os 17 da série D.
Na próxima semana o Rubro Verde vai a Santa Catarina enfrentar o Brusque em busca dos 3 pontos e da liderança isolada do grupo.


A Partida

O frio e a chuva, além da desconfiança do torcedor com o time e o pouco "apelo midiático" com a competição espantaram o torcedor do Aldo Dapuzzo na tarde deste domingo. Quase todos os cerca de 800 torcedores que encararam o mal tempo se espremeram nos pavilhões sociais para ver pela primeira vez em um jogo oficial esse novo time montado para a disputa da série D, buscando esquecer a fraca participação do time no Gauchão desse ano.

Aquela história de ligação direta que foi a marca do time no Gauchão parece que ficou no passado. O que se viu no time do Técnico Marcio Nunes foi uma equipe que buscava controlar a posse de bola, sair jogando com bola no chão e buscando não se precipitar nas jogadas. O time do Operário subia a marcação e provocou algumas vezes o erro na saída de bola do São Paulo e contra-ataques perigosos para o time paranaense.
Mas o gramado pesado, além do vento muito forte atrapalhavam e muito o nivel técnico da partida. E o primeiro tempo foi um jogo bastante truncado e com muitos erros técnicos e com o placar zerado.

Já no segundo tempo as duas equipes voltaram com outra postura e o jogo ficou mais franco. O estreante Anderson Feijão se destacava pela equipe rubro-verde e chamando pra si a responsabilidade das bolas paradas. Em uma delas ele cobrou o escanteio e Julio Abu desviou para o fundo das redes para a alegria da torcida rubro verde e dando números finais na partida.
Clique AQUI para assistir ao gol

Ainda deu tempo para o operário perder um gol incrível nos minutos finais do jogo, mas o dia hoje era de leão em um jogo típico de "gauchão das antigas" com frio, vento, chuva e campo pesado, além de um festival de cartões amarelos distribuídos pelo árbitro.

São Paulo
Deivity, Bindé, Lacerda, Cleylton e Henrique; Feijão, Roberto (Sávio), Flávio (Raphinha) e Leomir (Fred Saraiva). Abú e Pilões. Tec. Marcio Nunes.
Operário
Simão, Danilo, Diogo, Alisson e Rafael; Chicão, Serginho Paulista, Athos e Lucas; Jean Carlos e Lucas. Tec: Gerson Gusmão.

Texto e fotos: William Rocha









sábado, 1 de abril de 2017

Torcedor colorado: 1° evento da ACRG vem aí

Fundada recentemente, a Associação de Colorados de Rio Grande (SCRG), já realizará seu primeiro evento, no dia 07 de abril, no Clube Ferroviários. É uma oportunidade ímpar para a nação colorada da cidade de Rio Grande e arredores. Mais detalhes sobre a ACRG e o evento estão na nota enviada ao Rio Grande Esporte Mais sobre a divulgação do evento que vem a seguir:

- "A Associação dos Colorados de Rio Grande (ASRG) tem como intuito aproximar ainda mais o Internacional dos torcedores da nossa cidade. Pretendemos ser uma extensão do Beira Rio.

Vislumbramos um espaço em que os associados possam torcer pelo nosso Internacional nos jogos, assar um churrasco, realizar ações sociais, reunir memórias do Clube, etc...

Como idealizadores desse projeto, contamos com os seguintes fundadores:
- Presidente: Rafael Motta
- Vice Presidente: Felipe Saião
- Primeiro Secretário: Uelinton Jensen
- Segundo Secretário: Alex Mendes
- Primeiro Tesoureiro: Diego Hebling
- Segunda Tesoureira: Juliana Crizel
- Diretoria Social: Julia Carneiro
- vice Felipe Wunder
- Diretor Logístico: Guilherme Xavier
- Vice Diretor Logístico: Rafael Silva

O evento que acontecerá no dia 07 de abril, às 20h no Clube Ferroviários será nosso ponto de partida. Contamos com total apoio da Massa Colorada Riograndina!
Confira as atrações no banner...

Crianças de 0-4 anos não pagam e de 5-12 anos pagam R$20,00.
Contatos para aquisição de ingressos: Rafael Motta 53-99146.9114

Agradecimentos pelo apoio dos patrocinadores:
Padaria Alegria, Restaurante Copacabana, Restaurante Cais Entre Nós, Hercílio Calçados Outlet, Doce Terapia, Lu Mármore, Ortodontista Guilherme Vanzin, Pier Clothing, RG Ship Supply, Archaeos, Padaria Pandaria, Ótica Visual, Mr. Açaí, Pizza Walk e Centro Automotivo Wunder."

Bora lá prestigiar, torcedor colorado


Por Fabrícone Marques

quarta-feira, 29 de março de 2017

PAI É PAI - Sampa vence Grêmio e permanece na elite



Foi no sufoco, com emoção. Mas o São Paulo venceu o Grêmio nesta quarta-feira(29/03) por 1x0, no estádio Aldo Dapuzzo e garantiu permanência na Série A do Gauchão 2018. E com gol redentor do zagueiro Cleyton. A emoção tomou conta das arquibancadas após o apito final. TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA DO SÃO PAULO SOBRE O GRÊMIO EM RIO GRANDE.

PRIMEIRO TEMPO:
O jogo foi completamente morno, o Grêmio teve mais posse de bola, enquanto o rubro verde só avançava na boa. A melhor jogada foi através do centroavante Rafael Pilões que bateu de longa distância para defesa do goleiro gremista Bruno Grassi, quando o relógio marcava mais de 25min. A melhor chance do Grêmio foi com Fernandinho que cobrou falta que foi desviada para lina de fundo.

SEGUINDO TEMPO:
O Grêmio voltou melhor e Jailson arriscou perto da meta. Mas o São Paulo voltou a carga com um chute de Leomir que obrigou Bruno Grasi a fazer outra excelente defesa e virar figura da partida. No entanto aos 30min o goleiro falhou feio. Em cobrança de falta em que tinha a bola em suas mãos soltou de forma bisonha nos pés do zagueiro Cleyton. O zagueiro que já tinha feio dois gols contra e um a favor nesse Gauchão, só encostou para rede. DELÍRIO DA TORCIDA RUBRO VERDE. No fim foi só pressão. Mas a trave e Robalo seguraram a onda.

FIM DE JOGO... SÃO PAULO 1X0 GRÊMIO


SÃO PAULO: Robalo, Lara, Diego Rocha, Henrique; Dema, Fidélis, Leomir, Chico, Fred Saraiva e Rafael Pilões. Técnico: Márcio Nunes

GRÊMIO: Bruno Grassi, Leonardo, Thierry, Bressan, Cortez; Michel, Jaílson, Lincoln, Gata Fernandes, Fernandinho e Éverton. Técnico: Renato Gaúcho


Por Fabrício Marques

terça-feira, 28 de março de 2017

Grêmio - Nenhum titular viaja a Rio Grande

Uma boa notícia para o torcedor rubro verde. Jogadores de reconhecido renome no futebol brasileiro não jogam. Bolanhos, Luan, Geromel, Léo Moura etc.

O Grêmio não trará nenhum de seus jogadores titulares a Rio Grande para o jogo contra o São Paulo pela última rodada da primeira fase do Gauchão. Segundo o site Final Sports estes são os relacionados para o jogo: Arthur, Bressan, Bruno Grassi, Bruno Rodrigo, Cortez, Everton, Fernandinho, Gaston Fernandez, Kaio, Jailson, Léo, Leonardo, Lincoln, Machado, Maxi Rodriguez, Michel, Thyere e Ty.

O provável time gremista:

Léo

Leonardo
Bressan
Thierry
Cortez

Artur
Jailson
Lincoln
Gata fernandes

Fernandinho
Everton

Um time respeitável,  mas que não se compara ao titular da equipe da capital Gaúcha.

domingo, 26 de março de 2017

Aguerrido, Leão sai da zona do rebaixamento

O São Paulo foi a Veranópolis na Zona do Rebaixamento. Pegou um adversário qualificado e brigando pelas posições de cima. Tomou o gol antes dos 10min do primeiro tempo.

Mas teve garra. Foi valente. E empatou através de Leomir ainda no primeiro tempo. Depois segurou o time pentacolor no estádio Antônio David Farina. O goleiro Roballo fez grandes defesas e ajudou o time do técnico interino Márcio Nunes a sair da zona do rebaixamento faltando apenas 1 rodada para o término do Gauchão 2017.

Não é nada fácil a missão, mas basta uma vitória simples sobre o tetra campeão da Copa do Brasil, Grêmio, que vem com o time misto, para o rubro verde conseguir continuar na divisão de elite do futebol gaúcho.

Quem entrou na zona de rebaixamento foi o Ypiranga de Erechim, que na última rodada recebe o Caxias.

Por Fabrício Marques

Foto: Luciano Walton


Torcedor compareceu a Veranópolis
Foto Luciano Walton

quinta-feira, 23 de março de 2017

A derrota do São Paulo em gols... veja:

Vágner abre o placar
Claudinho fez o segundo do São José
                                                 Paulinho aumenta de pênalti


Estes foram os 3 gols da derrota do Leão por 3x1.




Nem com reza


Por Fabrício Marques





FRACASSO - Sampa é goleado em casa

O São Paulo decepcionou o grande contingente de público que foi ao Aldo Dapuzzo e levou 3x1 do São José.

Valendo pela nona rodada do Gauchão 2017, o time jogou bem o primeiro tempo e não converteu as situações de gol. No segundo tempo voltou a jogar um futebol fraco e foi presa fácil para o time da capital gaúcha.

Vágner e Claudinho de jogadas de bola parada, de cabeça abriram vantagem. Paulinho marcou o terceiro de pênalti e no finalzinho Rafael Pilões descontou.

A torcida rubro verde saiu do estádio vaiando e xingando jogadores, comissão técnica e diretoria. Com o resultado o time entrou na zona de rebaixamento restando apenas duas rodadas para o término da competição.

Por Fabrício Marques

terça-feira, 21 de março de 2017

Fred Saraiva oxigena esperanças do torcedor rubro verde

O torcedor do leão andava meio desacreditado, cabisbaixo. Foi então que um destemido garoto de apenas 20 anos apareceu bem no fim do jogo diante do Ypiranga e chamou a atenção dos presentes ao Aldo Dapuzzo... Frederico Saraiva.

Fred é conhecido dos desportistas da cidade do Rio Grande. Fez boas campanhas com a APA/CMRL em campeonatos estaduais de futsal e passou pelas categorias de base do "Rei de Copas" Grêmio, quando acabou não tendo muitas oportunidades devido as lesões.

Mas o fator determinante para mudar para o status de esperança e xodó da torcida rubro verde foi alcançado após o jogo do último sábado contra o Internacional, no estádio Beira Rio. O prata da casa de cabelo descoloridos entrou no segundo tempo e mudou o panorama do jogo em favor do São Paulo. Obrigou o goleiro de seleção brasileira, Danilo Fernandes a operar dois milagres.

Foi o assunto entre torcedores nas rede sociais do apito final do jogo em diante. Nos grupos, nos posts e no seu facebook pessoal houve uma enxurrada de elogios e de declarações de apoio e carinho. Eis que surge uma nova esperança na linha do parque.

OPINIÃO:

Particularmente, vi muitos jogos do Fred no futsal. Tanto com a camisa da APA, quanto com a camisa do Grêmio Ball na Série Ouro e/ou Citadino.  Joga muita bola dentro das quadras, assim como seu irmão Pedro Saraiva. Todavia, não sei qual a real capacidade do Fred Saraiva no campo.

A amostragem de cerca de 30min entre os 2 jogos(Ypiranga e Inter) é pequena. Porém enche qualquer um de esperança. Mas também é verdade que vai ser necessário ver ele mais tempo em ação para fundamentar alguma opinião mais concreta.

No entanto estamos diante de um fato importante. O Gilson Maciel que deu poucas chances ao garoto, precisa colocá-lo para jogar. É quase unânime este pensamento pós o jogo contra o Inter. A pressão que já é enorme sobre o treinador ficará maior se quinta feira Fred estiver no banco de reservas.

Por outro lado, se colocado em campo desde o início, o garoto vai precisar mostrar suas virtudes para que o torcedor não "vire a moeda". O futebol é assim, os mesmos que te levam ao céu te levam ao inferno.


Por Fabrício Marques



Foto: Robson Alves/R1 Produtora

sábado, 18 de março de 2017

INJUSTIÇA em Porto Alegre



Muita gente esperava uma goleada do poderoso Internacional sobre o São Paulo. O gigante da Beira Rio recebeu um grande público, pela oitava rodada do Gauchão 2017.

No primeiro tempo o time de Porto Alegre jogou melhor e fez o gol aos 44min do primeiro tempo com o uruguaio Nico Lopes.

Mas o segundo tempo foi bem diferente. Foi lá e cá. O rubro verde não se resignou na defesa e buscou o ataque. As chances apareceram. E quando o riograndino Fred Saraiva entrou em campo o leão criou as chances para empatar. Merceia empatar.

Só não empatou porque o time da capital tem um goleiro de seleção chamado Danilo Fernandes que fez duas defesas monstruosas e impediu o resultado de empate, o mais justo para o jogo. Fim de jogo... Internacional 1x0 São Paulo-RS

Agora o time de Rio Grande enfrenta o São José no Aldo Dapuzzo. Jogo de fundamental importância na luta contra o rebaixamento.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A dura realidade rubro verde


Torcedor rubro verde é apaixonado pelo clube



Sempre costuma me posicionar a respeito dos times do Sampa. Esse ano demorei um pouco mais, esperei mais jogos, pois não tinha visto amistosos.

A respeito do time que o Sampa formou vou falar sucintamente: Time mediano. Elenco fraco. Do meio para trás é aceitável. A parte ofensiva é muito aquém das expectativas. Não cair vai ser ótimo levando em conta a qualidade do elenco.

Mas esse é só o gancho para falar mais amplamente do Sport Club São Paulo como um todo no decorrer dos últimos anos.

Desde aquele jogo mágico que levou o rubro verde de volta a primeira divisão que as coisas pareciam que iriam mudar de patamar. Veio campanhas boas no Gauchão e a Série D. De fato a instituição voltou a ter grande notoriedade no cenário gaúcho e melhorou a visibilidade no cenário nacional.

Porém, mesmo na elite do futebol gaúcho e na série D, dentro de campo o São Paulo não está conseguindo subir de patamar. Infelizmente não está.

Todos sabem, e vem lá de dentro do clube a informação, que a falta de recursos financeiros para fazer futebol. Que o clube carece de sócios, que não tem um patrocinador que injete grana e tal. Também é de conhecimento público que a direção trabalha arduamente, mas com o que na linguagem futebolística de "política pés no chão".

Por outro lado, Cruzeiro, Zequinha, Novo Hamburgo e Veranópolis não tem mais sócios que o Sampa, tenho absoluta certeza. E também são times com menos tradição que o leão, que tem na galeria de troféus um título de Campeonato Gaúcho.

E agora chego no cerne da questão que venho levantar: Será que o torcedor rubro-verde vai precisar se contentar com o time disputando o gauchão apenas para não cair todo santo ano?

Pode ser doloroso, mas é a mais dura realidade. O São Paulo dificilmente consegue trazer jogadores de primeira linha no futebol gaúcho e quando consegue não tem poder para segurar por muito tempo. E praticamente um time por ano, quiçá por semestre.

Por mais criatividade que os dirigentes tenham, é preciso ter grana para fazer futebol. Não que a grana resolva todos os problemas. Prova está que o Sport Club Internacional que é o adversário de amanhã tem muito mais dinheiro que a metade dos clubes da Série A do brasileirão e esse ano vai jogar a Série B nacional, por conta do rebaixamento em 2016. Contudo, a probabilidade é muito maior de ir melhor com dinheiro em caixa para contratar, pagar despesas, ter melhor estrutura etc.

Todavia, não vejo como se fazer futebol todo ano baseado na criatividade. Se a realidade do clube é a externada para o torcedor, hoje o time ainda estar na primeira divisão é um ato de heroísmo da direção.  Mas por mais quantos anos vão conseguir ser heróis?  Vale a pena entrar todo ano apenas para não cair?

Essas perguntas ficam para cada um responder. O que posso dizer é que o clube tem uma das maiores e mias fiéis torcidas do Interior. Que luta pelo clube com unhas e dentes e consegue ir a todos os jogos que o time faz fora dos seus domínios. Creio que só as torcidas de Brasil de Pelotas e Juventude
podem ser comparadas a do São Paulo. E vale ressaltar quando o time corresponde em campo a comunidade também vai ao estádio.

Mas não é só a torcida e a comunidade que merecem um São Paulo mais forte. O futebol gaúcho merece. Pelo menos vejo assim. Pois dá para contar nos dedos os times do Rio Grande do Sul que tem força da torcida, estádio próprio e tradição.

Por fim, seria muito mais fácil esperar os resultados para falar. Estou propenso a chuvas e trovoadas em caso de vitória do Sampa amanhã no Beira-Rio. Espero queimar a língua e ver o time indo longe neste gauchão. Mas é mais justo antes do fim do campeonato dizer a verdade. Embora o time esteja em zona de classificação, a qualidade e o futebol desempenhado são de equipe para brigar tão somente contras o rebaixamento.


Por Fabrício Marques

sábado, 11 de março de 2017

Vitória dramática do Leão


Veja o gol da vitória rubro verde


A vitória era de fundamental importância. Nem o empate servia. Confronto direto pela luta contra o rebaixamento.

E aconteceu. Com muita raça. Com drama até o final do jogo.

Pela 7° rodada do Gauchão 2017, o Sampa recebeu o Ypiranga no estádio Aldo Dapuzzo. A torcida foi em bom número e apoiou do início ao fim.

O Sampa saiu na frente com o voluntarioso Chico, que bateu na saída do goleiro Cartão. Mas o time de Erechim empatou aos 46min do primeiro tempo. Tales Cunha deslocou Robalo e amedrontou a torcida rubro verde.

Mas no segundo tempo o Leão jogou bem. Chegou ao gol com o volante Fidélis, em cobrança de pênalti que entrou "chorada". O Sampa ainda criou mais chances e desperdiçou. No fim da partida drama., Robalo foi heroico duas vezes. Uma deforma espetacular. Grande atuação do goleiro são paulino.

Agora o time entrou na zona de classificação, respirou e enfrenta o poderoso Internacional na próxima rodada.

Alívio na Linha do Parque.

terça-feira, 7 de março de 2017

SAMPA ANTECIPA JOGO - saiba os motivos

O jogo de vida ou morte entre São Paulo e Ypiranga que estava marcado para o próximo domingo às 17h, foi alterado para sábado (dia 11/03), às 16 horas, no estádio Aldo Dapuzzo.

E os motivos mostrar que a diretoria do Leão trata o jogo como FINAL DE CAMPEONATO. Ambos times estão na luta direta para não cair para Divisão de Acesso. Então foi pensado cada mínimo detalhe para a mudança de data.

1 - CHUVA - a previsão de domingo é de muita chuva para cidade do Rio Grande. O que afastaria o público e prejudicaria a boa prática esportiva. E o time precisa vencer.

2 - REFLETORES - O jogo não passou para o horário da noite (sábado ou segunda-feira), pois há desconfiança que possa dar problema nos refletores. Problema antigo.

3 - CANSAÇO DO ADVERSÁRIO -  O Ypiranga jogou em Gravataí no domingo, já percorreu vários quilometros esta semana e vai ter que percorrer mais 650km até Rio Grande; Aproximadamente 8 horas de viagem. Com a mudança o time canarinho tende a chegar mais desgastado e sem conseguir fazer melhor preparação para o jogo.


Enfim, um time desgastado, em uma tarde de sol escaldante e com apoio da torcida, as chances parecem ser maiores. Cada detalhe foi pensado minuciosamente. Se vai dar certo ou não é outra história.


Por Fabrício Marques

domingo, 5 de março de 2017

Leão em queda livre e pressão

O Sampa perdeu de 2x0 para o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, em jogo que foi transmitido ao vivo para todo o estado pela RBS TV. Com o resultado o time comando por Gilson Maciel sai da zona de classificação e se aproxima da zona de rebaixamento.

Os gols da partida foram marcados por Marcinho, aos 15min da primeira etapa e por Leandro Camilo aos 41 minutos da etapa final. O rubro verde chegou a assustar o time xavante no segundo tempo, mas a inoperância ofensiva aliada a uma pontaria péssima não ajudaram.

Este é a terceira derrota consecutiva do time paulista. Já são 5 jogos sem vencer na competição. A única vitória foi na primeira rodada diante do Passo Fundo. Queda livre que precisa ser estancada de forma urgente para que a queda de divisão não aconteça. Lembrando que o Leão ainda não enfrentou a temida dupla grenal.

Ao fim do jogo a pressão dos torcedores que foram ao Aldo Dapuzzo contra a atuação do time e de dirigentes foi gigantesca. Há um descontentamento crescente entre as partes, que estão em rota de colisão.


Por Fabrício Marques

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Nóia é quem samba no Dapuzzo e vence o leão por 3 a 1

Uma noite de sexta-feira com muito calor, inicio de feriadão de carnaval e os desfiles dos blocos no Cassino atraindo milhares de pessoas e mesmo assim o torcedor do São Paulo lotou as dependências do Aldo Dapuzzo para empurrar o leão rumo a reabilitação no campeonato e desbancar os 100% do Novo Hamburgo, líder e sensação do campeonato gaúcho até então.



Só que desde o inicio da partida percebia-se do porque o Nóia estava numa posição tão privilegiada na tabela e o São Paulo acumulava 3 partidas sem vitória. Enquanto o time da região metropolitana demonstrava tranquilidade, toque de bola e aproximação entre seus jogadores, o São Paulo usava e abusava da ligação direta.

O primeiro gol da partida, tem origem numa saida de bola errada do São Paulo, onde Dema bobeou e tocou errado e o jogador Conrado entrou livre na frente do arqueiro Robalo para abrir o placar pro Novo Hamburgo. O São Paulo parecia desligado na partida e o anilado era mais perigoso em suas avançadas. A torcida do São Paulo se mostrava impaciente e se ensaiavam até algumas vaias por parte dos torcedores mais "corneteiros" do setor das sociais. Até que lá pelos 40 minutos o juizão começa a se atrapalhar e "trazer" o torcedor contra ele e de volta a empurrar o time. Até que aos 47 minutos, depois de cobrança de escanteio, o Atacante Leandro Rodrigues marca de cabeça e empata a partida, para a explosão da massa rubro verde.

Equipes voltam a campo para o segundo tempo e o São Paulo que antes estava de verde, agora joga de branco. E inicialmente parecia que o Branco tinha dado animo a equipe riograndina pois o time voltou mais organizado, com jogadas mais trabalhadas e levando muito perigo a meta do gol anilado. O gol do São Paulo parecia questão de tempo. Só parecia, pois aos 22 do 2º tempo depois de um bate rebate na area sãopaulina a bola sobra pra Jardel empurrar para as redes e colocar o Nóia novamente na frente.

A partir daí o São Paulo pouco produziu e as bolas alçadas ao ataque ainda do campo de defesa foram aumentando ainda mais, e a defesa do Nóia ia se consagrando cada vez mais com aquela previsível jogada do time rubro verde. Até que nos acréscimos, novamente num lance inoportuno, o Zagueiro Cleylton acabou marcando contra e dando numeros finais a partida.

Final de jogo, São Paulo 1 X 3 Novo Hamburgo. O São Paulo estaciona nos 5 pontos e vê a zona da degola se aproximando e o Novo Hamburgo é líder isolado e 100%, e virtualmente já classificado e livre do rebaixamento.

Ao final do jogo, muitos torcedores criticavam a atuação do treinador Gilson Maciel e as mudanças por ele proferidas ao longo do jogo. E tambem muitas críticas ao atacante Chico e ao lateral direito Alisson.

A proxima partida do São Paulo é domingo, dia 05/03 as 16h no clássico da zona sul contra o Brasil de Pelotasno Bento Freitas

Texto e foto: William Rocha

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Quis tirar a mulher do Aldo Dapuzzo para levar para o carnaval...

Quis tirar a mulher do Aldo Dapuzzo para levar para o carnaval. Foi mexer logo com o Sampa, que vai de entrada "free" para as mulheres para este jogo em meio ao carnaval.

É isso mesmo, MULHERADA RUBRO VERDE.... o jogo entre São Paulo e Novo Hamburgo, nesta sexta às 20h30min, no estádio Aldo Dapuzzo vai ter "free", "gratuito", "liberado".

As leoas vão fazer o caldeirão rugir!


Por Fabrício Marques


domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sampa perde a invencibilidade


Jajá fez o segundo do Caxias

Na quarta rodada, no terceiro jogo fora de casa, o Leão do Parque perdeu a invencibilidade no Gauchão 2017. Em Caxias do Sul, o time riograndino não conseguiu fazer frente ao time da SER Caxias e acabou levando 3x0.

Rafael Roballo segurou tudo até os 25min da segunta etapa, quando Jean de cabeça abriu o placar. Dois minutos depois Jajá ampliou o marcador. E aos 43min Marlon fechou o marcador.

Com desfalques importantes o time rubro verde não conseguiu fazer frente ao forte time grená que vem embalado.

Na próxima sexta-feira (24/02) o Sampa recebe o Novo Hamburgo, que vem surpreendendo na ponta de cima da tabela. O Aldo Dapuzzo precisa ferver para o time reecontrar a vitória e continuar brigando na ponta de cima da tabela. ´

Por Fabrício Marques



domingo, 12 de fevereiro de 2017

Sampa valente conquista bom resultado

Na estréia do Goleiro Roballo, o Sampa foi ao Estádio Vierão e conquistou um ponto contra o Cruzeiro/RS, pela terceira rodada do Gauchão 2017. Com o resultado o time riograndino chegou aos 5 pontos e agora viaja a Caxias do Sul para enfrentar o time grená no estádio Centenário.

No jogo desta tarde (12/02) o Sampa saiu na frente do marcador com Fidélis aos 25min do primeiro tempo, em cobrança de penalidade máxima com grande categoria.

No entanto quem teve mais categoria foi Thiago Alagoano no início do segundo tempo em cabrança de falta perfeita para deixar o marcador em 1x1.

O Leão ainda teve o lateral Adriano Lara expulso aos 27 do segundo tempo e precisou ser muita valente para segurar o marcador que ficou igualado.
Foito de Rodrigo Tavares

Destaque mais uma vez para presença da Mancha Robro Verde nas arquibancadas do Vieirão.


Por Fabrício Marques

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Fim de carreira no Aldo Dapuzzo

O veterano meia Hugo, que passou por Grêmio, São Paulo e Corinthians anunciou nesta (10/02) sexta sua aposentadoria do futebol. Hugo fez uma história no Juventude e sua última partida como profissional foi aqui no estádio Aldo Dapuzzo contra o São Paulo pela segunda rodada do Gauchão 2017, no último sábado a noite.

Na oportunidade o jogador foi expulso aos 40 minutos do primeiro tempo, após agredir jogador do Sampa. O meia tem um amplo histórico de expulsões na carreira, devido ao temperamento explosivo dentro das quatro linhas.

Certamente o cartão vermelho recebido em Rio Grande foi determinante para o jogador refletir e deixar os gramados.

Por Fabrício Marques

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Empate amargo para o Leão

O São Paulo jogou mais da metade do tempo com um jogador a mais, sufcou no final, porém não saiu do 1x1 contra o Juventude, na noite deste sábado (04/02) no estádio Aldo Dapuzzo.

O time de Gilson Maciel foi dominado no primeiro tempo, mas o time de Caxias do Sul teve o camisa 10, Hugo, expulso aos 40min do primeiro tempo ao revidar uma entrada dura e foi empurrado para o seu campo de defesa na etapa final.

No entanto quem abriu o placar foi o papo. Falha clamorosa do goleiro Gil Grando em cobrança de escanteio de Pará que rebateu no zagueiro do próprio Sampa e foi morreu dentro da rende.

O mesmo Claylton foi ao ataque e em cobrança de escanteio estufou a rede do Juventude em linda cabeçada para dar números finais ao marcador.

O rubro verde ainda teve duas chances incríveis que bateram no travessão e na trave respectivamente. Empate com sabor amargo para quem esteve com um jogador a mais e criou inúmeras chances no fim do jogo e não conseguiu colocar a bola para dentro.

Destaque negativo par arbitragem do sempre confuso Francisco Netto, vulgo Chico colorado. Agora o Sampa soma 4 pontos, estando provisoriamente na vice liderança do Gauchão 2017.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PERIGOSOS: conheça as armas do juventude

Todos sabemos que o Sampa vai enfrentar um adversário pra lá de qualificado no cenário do futebol gaúcho. Atual vice campeão estadual o time de Caxias do Sul perdeu peças importantes como Roberson e Klaus que foram para o Inter. Todavia o time jaconero tem um time forte de vasto poder de fogo.

Conheça as armas do Juventude:

BRUNO RIBEIRO - brilhou no ano passado e acabou o ano no Joinville-SC. Está atuando da lateral direita, mas também faz as vezes de meia ofensivo. Destaca-se pela por ser muito habilidoso.
ANDERSON MARQUES - zagueiro experiente que é perigoso na bola aérea ofensiva.
PARÁ - lateral esquerdo veloz. Gosta de chegar ao ataque. É um dos homens com boa bola parada, tanto lateral buscando os atacantes como frontal direto ao gol
WALLACER - meia com visão de jogo e que entra na área adversária para fazer gols.
FELIPE LIMA - Meia atacante de muita habilidade, velocidade e que dribla fácil.
CAION - Não é um virtuose, mas está sempre bem posicionado para fazer seus gols.
TADEU - Centroavante veterano que deve começar na reserva. Força física e faro de gol. Bom na bola aérea.
HUGO - todos conhecem o veterano Hugo. Jogador que foi o condutor da campanha do vice campeonato do Gauchão 2016 pelo time da Serra.
CAPRINI - Jogou a última Copa São Paulo de Futebol Júnior no início deste ano e foi conduzido ao grupo principal. Baixo e veloz. Deve ser alternativa para o segundo tempo. Aquele tipo de atacante ciscador e chato.
Time do Juventude que chegou as quartas de final da Copa São Paulo 2017, com Carpini como destaque.
FOTO: GUSTAVO CÔRREA

domingo, 29 de janeiro de 2017

Sampa atropelou na estréia do Gauchão

Foto de Rodrigo Tavares, presidente da Mancha Rubro Verde
O leão do parque estreou no gauchão 2017 sem tomar conhecimento do Passo Fundo fora de casa, no Vermelhão da Serra. Um impiedoso 3x0. Um atropelamento,

O São Paulo abriu o placar aos 32min do primeiro tempo com gol de pênalti de Fidélis, que com muita categoria tirou o goleiro da foto. No segundo tempo Cléverson fez o segundo aos 25min e Fidélis voltou a marcar aos 42min e fechou o placar. Festa da Mancha Rubro Verde que mais uma vez se fez presente e vibrante mesmo longe de Rio Grande.

Na próxima rodada o time riograndino recebe no Aldo Dapuzzo o poderoso Juventude. Jogo para lotar o estádio e apoiar o time rubro verde.


Time titular do Sampa:
Gil Grando; Adriano, Lecerda, Claylton, Henrique; Dema, Fidélis, Cleiton, Welder; Cléverson e Neilson.
Técnico Gilson Maciel

Por Fabrício Marques

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

São Paulo fica no empate sem gols contra o Brasil-Pel em amistoso

O Aldo Dapuzzo recebeu um bom publico para o amistoso de pré-temporada do São Paulo contra o Brasil de Pelotas, visando a preparação da equipe para o Gauchão 2017. Depois da goleada sofrida para o Cruzeiro no último sábado, o Técnico Gilson Maciel fez algumas alterações na equipe, mas a mudança mais visível da equipe foi quanto a sua postura dentro de campo. O São Paulo foi um time aguerrido, que partiu pra cima do adversário. Mas toda essa vontade não foi o suficiente para tirar o zero do placar e a partida terminou em zero a zero.

Se tivesse de ter um ganhador da partidaa, este seria o São Paulo, que dominou o jogo desde o primeiro minuto. Ta certo que o Brasil iniciou a sua preparação cerca de 20 dias após o São Paulo, mas o que se viu foi o time Rubro-Verde com bem mais impeto pela vitória do que o time rubro-negro. E a vitória não saiu por detalhes. Quando não era o goleiro Eduardo Martini salvando a pátria Xavante, era a bola que teimava em passar perto da trave adversária e não entrar.
No primeiro tempo o São Paulo teve ao menos 3 boas chances de abrir o placar. E os lances sempre tendo a participação do quarteto Cleiton/Cleverson/Welder/Neilson. O Brasil só teve uma boa chegada numa cobrança de falta que passou perto da meta do goleiro rubro-verde.

No intervalo do jogo uma das torres de iluminação do Dapuzzo se apagou fazendo com que se estendesse por quase 30 minutos até que ela voltasse a funcionar parcialmente. O jogo no segundo tempo foi um pouco mais morno, porém com o São Paulo mantendo o domínio do jogo. Só faltou o gol, porém a torcida saiu do estádio um pouco mais confiante no time para o Gauchão.

Novidades: O São Paulo anunciou hoje a contratação do zagueiro Diego Rocha e segundo o presidente Vitor Magalhães, deve anunciar mais dois reforços nos próximos dias.

Texto e fotos: William Rocha