quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um "humilde" povo brasileiro que é digno PENA/DÓ

Uma grande parcela da população brasileira acompanha futebol. E a grande parcela dessa outra parcela é digna de pena/dó. É a imensa maioria. vai da imprensa esportiva até o simpatizante. Os 7x1 no lombo de nada serviram.

É lamentável ver que depois de tantos fracassos e tropeços (Alemanha, Mazembe, Raja Casablanca, Guarani-PAR, Tolima, Once Caldas, Ituano etc) o brasileiro não aprende nada. É uma falta de humildade irritante ligar a tv, o rádio, abrir as redes sociais ou conversar com essa grande parcela da população nas ruas.

O fato do Inter perder ontem me deixou de mau-humor. Não com o time, porque perder é do jogo. Eram 32 times e só 1 vai ser campeão.

O que me indigna é este sentimento de oba-oba criado nos últimos dias, como se o Inter fosse o Barcelona e não tivesse mais adversários até alcançar o título. Por mais que sejam blindados os jogadores, isso chega ao grupo. E é um passo gigantesco para o abismo.

Vou usar com exemplo genérico o Inter na Libertadores, mas isso se estende por todos os lugares. Logo que o Inter passou pelo Galo entregaram a taça para o colorado. Chegou ao ponto de uma coluna do torcedor colorado na Zero Hora(ZH) escrever que com a eliminação do Boca Juniors o Inter já era campeão. Tipo comprar o Mamute ao Garrinha e o Dudu ao Paulo Nunes após vitórias pontuais. Me diz se isso não digno de pena?

Contudo, cada torcedor reage de sua maneira. Prefiro ser realista(ou corneteiro como muitos dizem), mas entendo quem é apoiador. O torcedor pode. Na teoria, a imprensa não. Todavia a imprensa age como o torcedor. Aliás, não sei quem reflete em quem aí.

Estou sempre ouvindo e lendo. Dá para contar nos dedos quem não deu o confronto como barbada, assim como fizeram com o Corinthians contra o Guarani-PAR. O mais comum foi ouvir o clichê de sempre: O Santa Fé é fraco, não tem qualidade. Incrível como temos especialista em futebol colombiano por aqui.

Usaram o Atlético-MG como avalizador em uma das formas mais simplistas e burras de analisar o futebol. Se o galo venceu as duas contra o Santa Fé e o Inter venceu eles, é óbvio que o Inter vai bater o Santa Fé. É uma questão lógica. É LÓGICO SIM, que não é.

Primeiro que as vitórias do Atlético foram em jogos duros, assim como os do Inter contra o galo. E mesmo que não tivessem sido duras, o confronto seria complicado, visto que futebol não é uma ciência exata(ainda bem). Se fosse hoje não seriamos Campeões Mundiais batendo o Barcelona.

Não precisa ser nenhum gênio para prever o que vai ser falado de hoje até o confronto de volta, tanto na imprensa como entre os torcedores: O Inter vai patrolar o Santa Fé, sua defesa é fraca e o Inter perdeu pois jogou com medo.

Mais uma vez é simplista e digno de piedade.

A vitória pode vir, inclusive de goleada. Todavia tem tudo para ser complicado, a derrota ocorreu porque o Santa Fé foi melhor e fez prevalecer o mando de campo e tem um time de um bom nível para enfrentar qualquer time brasileiro na Libertadores e perder faz parte do jogo.

Esquecem que o Santa Fé perdeu para o Galo e no entanto venceu os outros 4 confrontos no grupo, inclusive fez 3x0 no Colo-Colo no Chile. E é o mesmo time que eliminou o Grêmio num mata-mata que para variar levavam de barbada.

Finalizo ratificando o sentimento de pena dessa parcela de brasileiros que tem uma SOBERBA impregnada, que acha que o futebol brasileiro está milhões de anos a frente dos outros sul americanos, que vê defeitos em todos adversários nossos e acha que os times brasileiro vão ganhar sempre de tudo de todos.

Nem peço HUMILDE. Basta olhar o próprio rabo e ser REALISTA. Um tombo atrás do outro não ensina nada, de fato. Querem mudança no futebol brasileiro, reclamam da CBF e dos treinadores, mas uma frase política cai como uma luva neste momento... O GOVERNO É REFLEXO DO SEU POVO. São tão prepotentes quanto os torcedores e a imprensa que sistematicamente apontam nossos times como melhores e os de outros países como deficientes. Só respeitam o Boca Juniors e algumas "camisas". O resto é tratado com desdém.

Enquanto isso... GOL DA ALEMANHA.









Nenhum comentário:

Postar um comentário