quarta-feira, 29 de março de 2017

PAI É PAI - Sampa vence Grêmio e permanece na elite



Foi no sufoco, com emoção. Mas o São Paulo venceu o Grêmio nesta quarta-feira(29/03) por 1x0, no estádio Aldo Dapuzzo e garantiu permanência na Série A do Gauchão 2018. E com gol redentor do zagueiro Cleyton. A emoção tomou conta das arquibancadas após o apito final. TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA DO SÃO PAULO SOBRE O GRÊMIO EM RIO GRANDE.

PRIMEIRO TEMPO:
O jogo foi completamente morno, o Grêmio teve mais posse de bola, enquanto o rubro verde só avançava na boa. A melhor jogada foi através do centroavante Rafael Pilões que bateu de longa distância para defesa do goleiro gremista Bruno Grassi, quando o relógio marcava mais de 25min. A melhor chance do Grêmio foi com Fernandinho que cobrou falta que foi desviada para lina de fundo.

SEGUINDO TEMPO:
O Grêmio voltou melhor e Jailson arriscou perto da meta. Mas o São Paulo voltou a carga com um chute de Leomir que obrigou Bruno Grasi a fazer outra excelente defesa e virar figura da partida. No entanto aos 30min o goleiro falhou feio. Em cobrança de falta em que tinha a bola em suas mãos soltou de forma bisonha nos pés do zagueiro Cleyton. O zagueiro que já tinha feio dois gols contra e um a favor nesse Gauchão, só encostou para rede. DELÍRIO DA TORCIDA RUBRO VERDE. No fim foi só pressão. Mas a trave e Robalo seguraram a onda.

FIM DE JOGO... SÃO PAULO 1X0 GRÊMIO


SÃO PAULO: Robalo, Lara, Diego Rocha, Henrique; Dema, Fidélis, Leomir, Chico, Fred Saraiva e Rafael Pilões. Técnico: Márcio Nunes

GRÊMIO: Bruno Grassi, Leonardo, Thierry, Bressan, Cortez; Michel, Jaílson, Lincoln, Gata Fernandes, Fernandinho e Éverton. Técnico: Renato Gaúcho


Por Fabrício Marques

terça-feira, 28 de março de 2017

Grêmio - Nenhum titular viaja a Rio Grande

Uma boa notícia para o torcedor rubro verde. Jogadores de reconhecido renome no futebol brasileiro não jogam. Bolanhos, Luan, Geromel, Léo Moura etc.

O Grêmio não trará nenhum de seus jogadores titulares a Rio Grande para o jogo contra o São Paulo pela última rodada da primeira fase do Gauchão. Segundo o site Final Sports estes são os relacionados para o jogo: Arthur, Bressan, Bruno Grassi, Bruno Rodrigo, Cortez, Everton, Fernandinho, Gaston Fernandez, Kaio, Jailson, Léo, Leonardo, Lincoln, Machado, Maxi Rodriguez, Michel, Thyere e Ty.

O provável time gremista:

Léo

Leonardo
Bressan
Thierry
Cortez

Artur
Jailson
Lincoln
Gata fernandes

Fernandinho
Everton

Um time respeitável,  mas que não se compara ao titular da equipe da capital Gaúcha.

domingo, 26 de março de 2017

Aguerrido, Leão sai da zona do rebaixamento

O São Paulo foi a Veranópolis na Zona do Rebaixamento. Pegou um adversário qualificado e brigando pelas posições de cima. Tomou o gol antes dos 10min do primeiro tempo.

Mas teve garra. Foi valente. E empatou através de Leomir ainda no primeiro tempo. Depois segurou o time pentacolor no estádio Antônio David Farina. O goleiro Roballo fez grandes defesas e ajudou o time do técnico interino Márcio Nunes a sair da zona do rebaixamento faltando apenas 1 rodada para o término do Gauchão 2017.

Não é nada fácil a missão, mas basta uma vitória simples sobre o tetra campeão da Copa do Brasil, Grêmio, que vem com o time misto, para o rubro verde conseguir continuar na divisão de elite do futebol gaúcho.

Quem entrou na zona de rebaixamento foi o Ypiranga de Erechim, que na última rodada recebe o Caxias.

Por Fabrício Marques

Foto: Luciano Walton


Torcedor compareceu a Veranópolis
Foto Luciano Walton

quinta-feira, 23 de março de 2017

A derrota do São Paulo em gols... veja:

Vágner abre o placar
Claudinho fez o segundo do São José
                                                 Paulinho aumenta de pênalti


Estes foram os 3 gols da derrota do Leão por 3x1.




Nem com reza


Por Fabrício Marques





FRACASSO - Sampa é goleado em casa

O São Paulo decepcionou o grande contingente de público que foi ao Aldo Dapuzzo e levou 3x1 do São José.

Valendo pela nona rodada do Gauchão 2017, o time jogou bem o primeiro tempo e não converteu as situações de gol. No segundo tempo voltou a jogar um futebol fraco e foi presa fácil para o time da capital gaúcha.

Vágner e Claudinho de jogadas de bola parada, de cabeça abriram vantagem. Paulinho marcou o terceiro de pênalti e no finalzinho Rafael Pilões descontou.

A torcida rubro verde saiu do estádio vaiando e xingando jogadores, comissão técnica e diretoria. Com o resultado o time entrou na zona de rebaixamento restando apenas duas rodadas para o término da competição.

Por Fabrício Marques

terça-feira, 21 de março de 2017

Fred Saraiva oxigena esperanças do torcedor rubro verde

O torcedor do leão andava meio desacreditado, cabisbaixo. Foi então que um destemido garoto de apenas 20 anos apareceu bem no fim do jogo diante do Ypiranga e chamou a atenção dos presentes ao Aldo Dapuzzo... Frederico Saraiva.

Fred é conhecido dos desportistas da cidade do Rio Grande. Fez boas campanhas com a APA/CMRL em campeonatos estaduais de futsal e passou pelas categorias de base do "Rei de Copas" Grêmio, quando acabou não tendo muitas oportunidades devido as lesões.

Mas o fator determinante para mudar para o status de esperança e xodó da torcida rubro verde foi alcançado após o jogo do último sábado contra o Internacional, no estádio Beira Rio. O prata da casa de cabelo descoloridos entrou no segundo tempo e mudou o panorama do jogo em favor do São Paulo. Obrigou o goleiro de seleção brasileira, Danilo Fernandes a operar dois milagres.

Foi o assunto entre torcedores nas rede sociais do apito final do jogo em diante. Nos grupos, nos posts e no seu facebook pessoal houve uma enxurrada de elogios e de declarações de apoio e carinho. Eis que surge uma nova esperança na linha do parque.

OPINIÃO:

Particularmente, vi muitos jogos do Fred no futsal. Tanto com a camisa da APA, quanto com a camisa do Grêmio Ball na Série Ouro e/ou Citadino.  Joga muita bola dentro das quadras, assim como seu irmão Pedro Saraiva. Todavia, não sei qual a real capacidade do Fred Saraiva no campo.

A amostragem de cerca de 30min entre os 2 jogos(Ypiranga e Inter) é pequena. Porém enche qualquer um de esperança. Mas também é verdade que vai ser necessário ver ele mais tempo em ação para fundamentar alguma opinião mais concreta.

No entanto estamos diante de um fato importante. O Gilson Maciel que deu poucas chances ao garoto, precisa colocá-lo para jogar. É quase unânime este pensamento pós o jogo contra o Inter. A pressão que já é enorme sobre o treinador ficará maior se quinta feira Fred estiver no banco de reservas.

Por outro lado, se colocado em campo desde o início, o garoto vai precisar mostrar suas virtudes para que o torcedor não "vire a moeda". O futebol é assim, os mesmos que te levam ao céu te levam ao inferno.


Por Fabrício Marques



Foto: Robson Alves/R1 Produtora

sábado, 18 de março de 2017

INJUSTIÇA em Porto Alegre



Muita gente esperava uma goleada do poderoso Internacional sobre o São Paulo. O gigante da Beira Rio recebeu um grande público, pela oitava rodada do Gauchão 2017.

No primeiro tempo o time de Porto Alegre jogou melhor e fez o gol aos 44min do primeiro tempo com o uruguaio Nico Lopes.

Mas o segundo tempo foi bem diferente. Foi lá e cá. O rubro verde não se resignou na defesa e buscou o ataque. As chances apareceram. E quando o riograndino Fred Saraiva entrou em campo o leão criou as chances para empatar. Merceia empatar.

Só não empatou porque o time da capital tem um goleiro de seleção chamado Danilo Fernandes que fez duas defesas monstruosas e impediu o resultado de empate, o mais justo para o jogo. Fim de jogo... Internacional 1x0 São Paulo-RS

Agora o time de Rio Grande enfrenta o São José no Aldo Dapuzzo. Jogo de fundamental importância na luta contra o rebaixamento.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A dura realidade rubro verde


Torcedor rubro verde é apaixonado pelo clube



Sempre costuma me posicionar a respeito dos times do Sampa. Esse ano demorei um pouco mais, esperei mais jogos, pois não tinha visto amistosos.

A respeito do time que o Sampa formou vou falar sucintamente: Time mediano. Elenco fraco. Do meio para trás é aceitável. A parte ofensiva é muito aquém das expectativas. Não cair vai ser ótimo levando em conta a qualidade do elenco.

Mas esse é só o gancho para falar mais amplamente do Sport Club São Paulo como um todo no decorrer dos últimos anos.

Desde aquele jogo mágico que levou o rubro verde de volta a primeira divisão que as coisas pareciam que iriam mudar de patamar. Veio campanhas boas no Gauchão e a Série D. De fato a instituição voltou a ter grande notoriedade no cenário gaúcho e melhorou a visibilidade no cenário nacional.

Porém, mesmo na elite do futebol gaúcho e na série D, dentro de campo o São Paulo não está conseguindo subir de patamar. Infelizmente não está.

Todos sabem, e vem lá de dentro do clube a informação, que a falta de recursos financeiros para fazer futebol. Que o clube carece de sócios, que não tem um patrocinador que injete grana e tal. Também é de conhecimento público que a direção trabalha arduamente, mas com o que na linguagem futebolística de "política pés no chão".

Por outro lado, Cruzeiro, Zequinha, Novo Hamburgo e Veranópolis não tem mais sócios que o Sampa, tenho absoluta certeza. E também são times com menos tradição que o leão, que tem na galeria de troféus um título de Campeonato Gaúcho.

E agora chego no cerne da questão que venho levantar: Será que o torcedor rubro-verde vai precisar se contentar com o time disputando o gauchão apenas para não cair todo santo ano?

Pode ser doloroso, mas é a mais dura realidade. O São Paulo dificilmente consegue trazer jogadores de primeira linha no futebol gaúcho e quando consegue não tem poder para segurar por muito tempo. E praticamente um time por ano, quiçá por semestre.

Por mais criatividade que os dirigentes tenham, é preciso ter grana para fazer futebol. Não que a grana resolva todos os problemas. Prova está que o Sport Club Internacional que é o adversário de amanhã tem muito mais dinheiro que a metade dos clubes da Série A do brasileirão e esse ano vai jogar a Série B nacional, por conta do rebaixamento em 2016. Contudo, a probabilidade é muito maior de ir melhor com dinheiro em caixa para contratar, pagar despesas, ter melhor estrutura etc.

Todavia, não vejo como se fazer futebol todo ano baseado na criatividade. Se a realidade do clube é a externada para o torcedor, hoje o time ainda estar na primeira divisão é um ato de heroísmo da direção.  Mas por mais quantos anos vão conseguir ser heróis?  Vale a pena entrar todo ano apenas para não cair?

Essas perguntas ficam para cada um responder. O que posso dizer é que o clube tem uma das maiores e mias fiéis torcidas do Interior. Que luta pelo clube com unhas e dentes e consegue ir a todos os jogos que o time faz fora dos seus domínios. Creio que só as torcidas de Brasil de Pelotas e Juventude
podem ser comparadas a do São Paulo. E vale ressaltar quando o time corresponde em campo a comunidade também vai ao estádio.

Mas não é só a torcida e a comunidade que merecem um São Paulo mais forte. O futebol gaúcho merece. Pelo menos vejo assim. Pois dá para contar nos dedos os times do Rio Grande do Sul que tem força da torcida, estádio próprio e tradição.

Por fim, seria muito mais fácil esperar os resultados para falar. Estou propenso a chuvas e trovoadas em caso de vitória do Sampa amanhã no Beira-Rio. Espero queimar a língua e ver o time indo longe neste gauchão. Mas é mais justo antes do fim do campeonato dizer a verdade. Embora o time esteja em zona de classificação, a qualidade e o futebol desempenhado são de equipe para brigar tão somente contras o rebaixamento.


Por Fabrício Marques

sábado, 11 de março de 2017

Vitória dramática do Leão


Veja o gol da vitória rubro verde


A vitória era de fundamental importância. Nem o empate servia. Confronto direto pela luta contra o rebaixamento.

E aconteceu. Com muita raça. Com drama até o final do jogo.

Pela 7° rodada do Gauchão 2017, o Sampa recebeu o Ypiranga no estádio Aldo Dapuzzo. A torcida foi em bom número e apoiou do início ao fim.

O Sampa saiu na frente com o voluntarioso Chico, que bateu na saída do goleiro Cartão. Mas o time de Erechim empatou aos 46min do primeiro tempo. Tales Cunha deslocou Robalo e amedrontou a torcida rubro verde.

Mas no segundo tempo o Leão jogou bem. Chegou ao gol com o volante Fidélis, em cobrança de pênalti que entrou "chorada". O Sampa ainda criou mais chances e desperdiçou. No fim da partida drama., Robalo foi heroico duas vezes. Uma deforma espetacular. Grande atuação do goleiro são paulino.

Agora o time entrou na zona de classificação, respirou e enfrenta o poderoso Internacional na próxima rodada.

Alívio na Linha do Parque.

terça-feira, 7 de março de 2017

SAMPA ANTECIPA JOGO - saiba os motivos

O jogo de vida ou morte entre São Paulo e Ypiranga que estava marcado para o próximo domingo às 17h, foi alterado para sábado (dia 11/03), às 16 horas, no estádio Aldo Dapuzzo.

E os motivos mostrar que a diretoria do Leão trata o jogo como FINAL DE CAMPEONATO. Ambos times estão na luta direta para não cair para Divisão de Acesso. Então foi pensado cada mínimo detalhe para a mudança de data.

1 - CHUVA - a previsão de domingo é de muita chuva para cidade do Rio Grande. O que afastaria o público e prejudicaria a boa prática esportiva. E o time precisa vencer.

2 - REFLETORES - O jogo não passou para o horário da noite (sábado ou segunda-feira), pois há desconfiança que possa dar problema nos refletores. Problema antigo.

3 - CANSAÇO DO ADVERSÁRIO -  O Ypiranga jogou em Gravataí no domingo, já percorreu vários quilometros esta semana e vai ter que percorrer mais 650km até Rio Grande; Aproximadamente 8 horas de viagem. Com a mudança o time canarinho tende a chegar mais desgastado e sem conseguir fazer melhor preparação para o jogo.


Enfim, um time desgastado, em uma tarde de sol escaldante e com apoio da torcida, as chances parecem ser maiores. Cada detalhe foi pensado minuciosamente. Se vai dar certo ou não é outra história.


Por Fabrício Marques

domingo, 5 de março de 2017

Leão em queda livre e pressão

O Sampa perdeu de 2x0 para o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, em jogo que foi transmitido ao vivo para todo o estado pela RBS TV. Com o resultado o time comando por Gilson Maciel sai da zona de classificação e se aproxima da zona de rebaixamento.

Os gols da partida foram marcados por Marcinho, aos 15min da primeira etapa e por Leandro Camilo aos 41 minutos da etapa final. O rubro verde chegou a assustar o time xavante no segundo tempo, mas a inoperância ofensiva aliada a uma pontaria péssima não ajudaram.

Este é a terceira derrota consecutiva do time paulista. Já são 5 jogos sem vencer na competição. A única vitória foi na primeira rodada diante do Passo Fundo. Queda livre que precisa ser estancada de forma urgente para que a queda de divisão não aconteça. Lembrando que o Leão ainda não enfrentou a temida dupla grenal.

Ao fim do jogo a pressão dos torcedores que foram ao Aldo Dapuzzo contra a atuação do time e de dirigentes foi gigantesca. Há um descontentamento crescente entre as partes, que estão em rota de colisão.


Por Fabrício Marques