segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sampa 3x0 SIAPERGS - um belo cartão de visitas para o torcedor

O colaborador Willian Rocha relata sobre o jogo do último sábado:

São Paulo 3 x 0 SIAPERGS: Um belo cartão de visitas para seu torcedor rubro-verde

Embora tenha ocorrido o jogo-treino ainda em dezembro contra um combinado amador de São Lourenço do Sul. a partida deste sábado, dia 09/01, no Aldo Dapuzzo contra o time do Sindicato dos atletas profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS) foi de fato o primeiro teste para o elenco rubro-verde que está se preparando para o Gauchão 2016.
Um público de aproximadamente 700 torcedores (pouco mais de 400 pagantes segundo veículos de imprensa), a equipe de Hélio Vieira mostrou as suas credenciais que fazem o torcedor São Paulino sonhar com algo diferente neste ano e não se contentar apenas em se manter na primeira divisão. O público foi pequeno, é bem verdade, porém devido as condicionantes (primeiro amisto do ano, contra uma equipe “não oficial”, um sábado a tarde de verão com sol e calor) foi um público dentro do esperado. Assim como a equipe, o torcedor ainda está “aquecendo as turbinas” e com toda certeza na hora que for “as ganha” vai fazer sua parte e lotar o “Dapuzão”.

Então, vamos a partida...
A primeira coisa que chamou a atenção foi que o São Paulo de 2016 entrou ainda vestindo a “roupa” de 2015... Não, isso não tem a ver com o desempenho da equipe e sim o uniforme que vestia o clube ainda era da fornecedora Icone (em 2016 o clube estará vestindo os uniformes da weefe). Segundo informado pelas rádios que transmitiam o jogo, a fornecedora ainda não havia enviado os “ternos” de uniforme ao clube e por isso a utilização do uniforme “antigo”.
A novidade “boa” foi o gramado, que este ano está em perfeitas condições para a prática de um futebol de alto nível. Grama verdinha, bem cuidada, bola rolando em perfeitas condições. Belo trabalho da direção que vem se dedicando na manutenção e no trato diário do “tapete verde”.
Bola rolando e o que se viu foi um time bastante organizado dentro de campo, embora ainda “travado” por conta do início da preparação. Uma equipe que procura trabalhar com a bola no chão, utilizando bastante o apoio dos ótimos laterais Romano e Raulen. A zaga foi pouco exigida e quando assim foi estava bem postada e o goleiro Deivity fez algumas poucas intervenções principalmente em bolas alçadas na área.
A jogada aérea do São Paulo parece ser um dos pontos fortes do setor ofensivo. Foi bastante explorada tanto no jogo treino quanto nesse primeiro amistoso, sendo o lateral Romano e o meia Athos os responsáveis pelas bolas alçadas a área.
Abrindo um parênteses sobre os goleiros, começa a preocupar a condição do goleiro Vilar, que não atuou tanto no jogo treino quanto no primeiro amistoso. A qualidade de Vilar é indiscutível e o goleiro vem de uma ótima temporada 2015, tanto atuando pelo São Paulo no primeiro semestre onde foi um dos principais responsáveis pela permanência do clube na primeira divisão, quanto pela equipe do Rio Branco do Acre na série D do brasileiro no segundo semestre. Não ter Vilar como camisa 1 do São Paulo no campeonato será uma baixa e tanto para a equipe.
A dupla de volantes foi bem na função defensiva, desarmando e distribuindo o jogo para os meias articularem as jogadas. Ainda há um certo espaço entre a zaga e a dupla de volantes, algo que com a série de amistosos deve ser corrigido. Penso que o técnico Hélio precisa também trabalhar uma melhor participação ofensiva dos volantes, entrando como homens surpresa e trabalhando no apoio junto aos laterais.
Na meia cancha, dois ótimos jogadores. Athos, o maestro rubro-verde, de qualidade indiscutível e que mesmo aos 36 anos se movimenta bastante pelo campo buscando o jogo para articular todas as jogadas, além de Júlio Abu, pra mim o destaque do jogo e que chama a responsabilidade pra si e vai pra cima do adversário, busca a tabela com os companheiros para infiltrar dentro da área.
No Ataque temos o voluntarioso Guto ofensivamente rendeu pouco mas que fecha bem na marcação e é daqueles jogadores que acredita em todas, não tem bola perdida. Reinaldo é um centroavante que se movimenta bastante, tem um bom pivô e um bom toque de bola. Perdeu uma chance clara no primeiro tempo mas que num geral fez uma boa partida.
Dos suplentes que entraram no segundo tempo destaque para o Cidinho de boa movimentação e autor do segundo gol. Rafael Pilões também entrou bem no lugar do Reinaldo, é um centroavante mais fixo mas que fez boas jogadas. O volante Anderson e o atacante Henrique também entraram bem na partida.
Achei estranho o zagueiro/volante Guilherme Moller, que foi titular no jogo-treino, sequer ter entrado na partida, mesmo o Hélio tendo trocado quase todo time ao longo do segundo tempo. Eu assisti a 2 treinos da equipe na semana passada no Dapuzzo e vi o Hélio “puxando a orelha” dele algumas vezes, talvez tenha sido um certo “castigo” ao jogador.

O placar final da partida foi São Paulo 3 x 0 SIAPERGS, com gol de Athos no primeiro tempo em cobrança de falta (numa falha bisonha do goleiro do SIAPERGS), Reinaldo ampliando o placar de pênalti no segundo tempo e Cidinho fechando o placar numa jogada bem trabalhada do setor ofensivo da equipe.
Restam aproximadamente 20 dias para a estreia contra o Juventude no Alfredo Jaconi, serão mais 3 amistosos (Cruzeiro, Aimoré e Brasil) para a equipe buscar o melhor entrosamento e entrar “tinindo” no campeonato, mas as primeiras impressões (seja dentro ou fora de campo) levam o torcedor a ter esperança que esse ano vai ser diferente e que nosso objetivo não será de apenas “não cair” e sim buscar uma vaga para os “matas” e quem sabe uma vaguinha na série D do campeonato brasileiro.

Time titular deste primeiro amistoso
Deivity, Raulen, Fernando Pinto, Guilherme Bernardinelli e Romano, Faíska, Thiago Corrêa, Júlio Abú, Athos e Guto, Reinaldo.

Por Willian Rocha








Nenhum comentário:

Postar um comentário