segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lições que o São Paulo deve seguir

Este final de semana o Futebol do interior do Rio Grande do Sul obteve duas importantes conquistas no cenário futebolístico nacional: O nosso eterno e maior rival, o Brasil de Pelotas, conquistou o acesso a série B nacional e o Ypiranga de Erechim subiu para a série C nacional. E o que podemos aprender com eles?
Primeiro quero deixar bem claro que a ideia aqui não é de “pagar pau” para os Xavantes, porém muito do que foi realizado por eles no quesito planejamento e modernização da gestão deve sim ser levado como exemplo para o nosso clube se reestruturar e crescer nos próximos anos. Vale lembrar que o Brasil no ano de 2011 sequer passou da primeira fase da segundona gaúcha (e se naquele ano já houvesse a terceira divisão, teria sido rebaixado), conquistou o acesso junto conosco em 2013 e chega agora, no ano de 2015, a segunda divisão nacional, campeonato este que recebe cota de televisão, jogos são transmitidos para todo Brasil e todo o mundo inclusive.

Mas para os Xavantes conseguirem tal “façanha”, foi preciso ter um planejamento, tanto dentro como fora de campo. Desde a modernização da gestão, um bom trabalho de marketing, um bom plano de sócios com atrativos ao seu torcedor, até a permanência do técnico e de boa parte do elenco daquele time que disputou as finais da segundona gaúcha em 2013. Essa receita rendeu ao nosso rival todo esse prestigio que ele voltou a ter em cenário estadual e nacional. Souberam trabalhar bem no marketing a questão de sua torcida, souberam fidelizar esse torcedor, mesmo eles tendo “perdido” seu estádio. Será que a torcida deles é mais apaixonada que a nossa? Eu duvido que seja... lembra dos anos todos que nosso clube jogou a segundona e que éramos noticia semanalmente em todo estado por nosso estádio estar sempre lotado e nossa torcida empurrando o Leão? Naquela época, nas mesmas condições, tínhamos uma média de público igual ou até superior a eles. Então agora é fácil eles quererem “ostentar” esse fanatismo, estando em um momento de gloria por 3 anos consecutivos.

Já o Ypiranga segue uma receita parecida... A diferença é que lá tem quem injete dinheiro, há a proximidade com Chapecó e a Chapecoense, que é em quem os Erechinenses se espelham (e já houve até convenio entre os clubes quando a Chape ainda não estava nessa ascensão toda). Porém a receita do PLANEJAMENTO dentro de campo é parecida com a dos Xavantes. O treinador Leocir Dall’astra está no clube desde 2012... Até a mais tempo que o Rogério Zinmerman no Brasil... Talvez lá a rotatividade de jogadores tenha sido maior que dos Xavantes, mas o comandante e o espirito dos “canarinhos”, que subiram para a série A do Gauchão em 2014 segue o mesmo, o esquema tático segue o mesmo e no seu primeiro ano de retorno a elite do Gauchão eles já conquistaram a vaga para a série D e agora o acesso a série C.

Enfim, estou confiante no trabalho da nova diretoria, que apresentou nomes novos, gente que parece estar querendo romper com os “vícios administrativos” que se sucedem no nosso sampa. Temos muita coisa para reestruturar talvez a vaga para a série D ainda não venha no ano que vem, talvez seja mais um ano para nos consolidarmos na elite do futebol gaúcho para só em 2016 voltarmos a percorrer a trajetória do clube no futebol nacional, a qual tão bem traçamos nas décadas de 1970 e 1980. É a hora de darmos o “pulo do gato” e mudarmos de patamar, aliás, voltarmos a um patamar que já tivemos há 3 décadas atrás, mas para isso é preciso ter coragem e buscar nos exemplos de nossos rivais um pouco da formula para o nosso sucesso dentro e fora das 4 linhas.

AVANTE LEÃO DO PARQUE


Por William Rocha

sábado, 17 de outubro de 2015

Martini Brilha e Xavante sobe de Divisão

O goleiro Eduardo Martini fez muitos milagres e o Brasil de Pelotas segurou o empate em 0x0 com o Fortaleza, no Ceará, neste sábado (17/10). No jogo de ida o time Xavante tinha feito um 1x0.

Hoje Pelotas vai parar, a festa da torcida rubro-negra vai atravessar a madrugada.


Por Fabrício Marques

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Meninos da Vila atropela e sagra-se Campeão Citadino 2015



Neste segunda-feira(05/10), ocorreu no ginásio do Ipiranga Atlético Clube (I.A.C.) a grande final do Campeonato Citadino de Futsal 2015, com grande presença de público.

O Meninos da Vila/Ponto Kente Lanches atropelou a Óptica Cidade/I.A.C e sagrou-se campeão. O time comandado por Alexandre Castanheira fez 11x4.

O JOGO:

Primeiro Tempo:

O Meninos da Vila não demorou para abrir o placar. Com menos de 1min de jogo Pulga começou a se transformar no grande expoente técnico do jogo ao abrir o placar em um chute seco que morreu no canto direito do goleiro Duval.

O partida ficou muito disputada. A Óptica Cidade equilibrou o jogo e os goleiros foram destaques de ambas as equipes.

APAGÃO DA ÓPTICA CIDADE.

Quando faltavam 6min10seg para o fim do primeiro tempo a Óptica Cidade sofreu um apagão que lhe custou o título.

Primeiro foi com Jean Lemos em jogada de escanteio muito mal marcada pelos comandos por Leandro Tavares. Daí por diante foram mais cinco gols antes do fim do primeiro tempo.

O terceiro veio com Elisson Machado e cobrança de tiro livre. VEJA O GOL: https://www.youtube.com/watch?v=eyDuOoGQ5dI

 O quarto aconteceu após Rafael Pedroso receber um presente do adversário Roberto Bauer.

O quinto saiu da genialidade de um passe de calcanhar de Pulga para Rafael Pedroso tirar o goleiro e empurrar para o fundo das redes. O Sexto saiu de uma bela jogada individual de Daoud que fuzilou o goleiro adversário. Ainda saiu o sétimo no minuto final do primeiro tempo, com grande assistência de Pulga para Jean Lemos.

Roberto Bauer fez o gol de honra nos segundos finais para decretar o fim da primeira em impiedosos 7x1. Placar emblemático.

Segundo Tempo:

A Óptica Cidade voltou lutando muito. Roberto Bauer foi colocado de goleiro linha e o cenário do jogo mudou completamente. O segundo gol do time de Leandro Tavares foi marcado por Pico após jogada com o goleiro linha.

O jogo pegou fogo quando Renan fez o terceiro gol. A Óptica com muita garra parecia que conseguiria encostar no marcador. A falta de sorte, a trave, o goleiro Bernardo impediram.

CONFIRMAÇÃO

A confirmação do título veio depois do tempo pedido por Alexandre Castanheira. O Meninos da Vila entrou mais atento e liquidou o marcador.

Faltavam 7min17seg quando Elisson Machado roubou o bola e encobrir a marcação do time da Óptica que estava com goleiro linha. Golaço e ducha de água fria na reação que parecia iminente,

Não demorou muito para sair o nono gol, com o artilheiro da noite, Rafael Pedroso, em jogada individual de muita qualidade.

O maestro Pulga teve a noite coroada com o 10° gol, o número de sua camisa. Roubou a bola na quadra de defesa e de carrinho meteu para o fundo da rede.

Deu tempo ainda para o goleiro goleador Bernardo deixar o seu. VEJA O GOL: https://www.youtube.com/watch?v=agaqmFwGTGk.

 Faltando 27seg Roberto Bauer conseguiu diminuir o marcador.

Fim de papo... MENINOS DA VILA/PONTO KENTE LANCHES 11X4 ÓPTICA CIDADE I.A.C. e festa dos meninos na quadra.



Por Fabrício Marques