quinta-feira, 14 de abril de 2016

BRASILEIRÃO SÉRIE D - São Paulo estará num grupo com times de outros estados

A CBF divulgou na noite desta quarta-feira, dia 13, a tabela básica da série D do Campeonato Brasileiro.


Como ainda não há definição de todos os clube que irão disputar a competição, a CBF lançou uma tabela básica do campeonato divulgando apenas a sigla dos estados em cada um dos 17 grupos. E a surpresa foi de que não haverá confrontos estaduais na primeira fase, ou seja, serão grupos com 4 equipes, cada um de um estado diferente.

No que interessa ao torcedor do São Paulo, estes são os possíveis grupos que o leão pode compor nessa primeira fase:

GRUPO A14: SP/MG/RS/RJ
GRUPO A15: RS/SC/PR/RJ
GRUPO A16: RS/SC/PR/SP
GRUPO A17: RS/SC/PR/SP

A primeira fase da competição inicia-se no dia 12/06 e tem a ultima rodada no dia 17/07, ou seja, tem a duração de pouco mais de um mês e jogam todos contra todos dentro do mesmo grupo em turno e returno.

O Leão pode estreiar na competição em casa contra um time do PR ou do SC, ou fora contra um time de SP ou do PR.

Passam de fase os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados de cada grupo. A final da competição esta marcada para o dia 02/10.

CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA BÁSICA DO BRASILEIRÃO SÉRIE D

Ainda não há uma definição de como será a escolha o grupo que cada time gaúcho vai compor (e nem dos outros estados), mas é possível projetar o grupo A14 sendo a "pedreira" maior para os clube gaúchos (pelo poderio econômico da região sudeste e pela distância a ser percorrida).

Importante também é a confirmação de que a CBF bancará o deslocamento, hospedagem e alimentação de todas as equipes que atuarem fora de casa na competição, além do pagamento da taxa de arbitragem e de exames anti doping. Sem isso certamente inviabilizaria a participação da maioria dos clubes.

Clubes clubes classificados até então para série D dos estados que podem "cruzar" com o São Paulo na primeira fase

Rio Grande do Sul: São Paulo, Caxias, Novo Hamburgo e São José
Santa Catarina: Brusque e 2 vagas ainda a definir
Paraná: PSTC, JMaluceli e Maringá
São Paulo: Linense, Ituano e 2 vagas ainda a definir
Rio de Janeiro: Portuguesa-RJ, Madureira e 2 vagas ainda a definir
Minas Gerais: Vila Nova, Caldense e URT

Enfim, Depois de mais de 30 anos o Leão do Parque volta a disputar competições nacionais e a "romper" os limites do estado do RS e da região Sul do país. Seja o grupo que for que o S. C. São Paulo cair, deve-se haver um bom planejamento visando a competição e a busca do acesso a série C.

Esse é o momento da torcida do Leão abraçar o clube, se associar e fazer do Aldo Dapuzzo um diferencial para que o clube possa sair vitorioso nessa competição, ou seja, com o acesso a série C.

Por William Rocha - Colaborador Rio Grande Esporte Mais


domingo, 10 de abril de 2016

NÃO DEU: Brillhante campanha do Sampa chega ao fim

A linda história do Sampa no campeonato Gaúcho de 2016 acabou esta tarde no estádio Beira-Rio, na capital gaúcha. A derrota não apaga em nada a grande campanha do time de Rio Grande, que conquistou vaga para Série D do brasileirão, voltando a uma competição nacional após 34 anos de jejum. No fim das contas, a campanha foi brilhante por todas as condições adversas enfrentadas pelo clube.

O Internacional fez prevalever a maior qualidade técnica, fincanceira e estrutural. Enquanto o time da capital cresceu na reta final do certame, o time rubro-verde perdeu o fôlego, culminando nesse elininação na fase de quartas de final, nesse jogo único de mata, que acabou com a vitória do time colorado por 3x0, neste domingo (10/04).

Desta vez a torcida Rubro Verde não compareceu a Porto Alegre em tão grande número quanto na fase inicial do Gauchão. Mas os guerreiros estiveram presentes deram um grande apoio e cantaram muito, inclusive ecoou os gritos de "eu acredito" no Beira-Rio.

O JOGO:

1° tempo:
O Sampa entrou em campo com 4 volantes. Sinal que jogaria fechado, em busca de um gol isolado ou de levar a partida para o pênaltis. O Inter teve o controle do primeiro tempo, embora não tenha feito tanta força.
A retranca do leão funcionou até os 38min do primeiro tempo. Foi quando Andrigo cruzou e o zagueiro colorado Paulão, sozinho dentro da pequena área, fuzilou o goleiro Deivity. O time riograndino se abateu e não demorou muito a levar o segundo gol. Anderson tabelou com facilidade dentro da zaga rubro-verde e cruzou para o ex-jogador do São Paulo, Aylon empurrar para as redes. Mais uma vez um jogador colorado estava sozinho dentro da área do leão.
O Inter ainda teve tempo para perder um gol com Andrigo. Fim do primeiro tempo, Inter 2x0 São Paulo.

2° tempo:
O técnico Hélio Viera tirou o avante Guto Nervis e colocou o centroavante Rafael Pilões. O time do Sampa teve a grande chance de entrar no jogo quando Pilões roubou a bola de Fernando Bob e saiu frente a frente com o goleiro Alison. O goleiro da seleção brasileira defendeu com os pés. Na sequência do lance Thiago Côrrea sem goleiro chutou em cima do zagueiro Ernando.
Não demorou muito para o Inter matar o jogo. O árbitro Anderson Daronco inverteu falta na frente da área paulista. Vitinho pegou o rebote da barreira e acertou o ângulo de Deivity, quando eram jogados 7min da segunda etapa.
O jogo ainda teve chances para ambos os lados, mas acabou mesmo em 3x0 para o clube da capital.



Por Fabrício Marques
Fotos de William Rocha




terça-feira, 5 de abril de 2016

Beira-Rio terá 1.900 lugares reservados para torcedores Rubro Verdes no domingo

Segundo informações de Mauro Lages, Gestor Executivo do S. C. São Paulo, o S. C. Internacional reservou um espaço de 1.900 torcedores rubro verdes para o confronto das quartas de final do Gauchão entre Internacional X São Paulo no domingo dia 10/04 , as 16h.
Além disso, o Presidende Vitor Magalhães afirmou nas redes sociais que a direção trabalha pela liberação da entrada de instrumentos da torcida Mancha Rubro Verde no estádio, algo que foi proibido no jogo do dia 13 de março.

Está na hora do torcedor Rubro Verde se mobilizar para fazer mais uma invasão a capital, tal qual fez o mês passado e buscar a classificação. Se foi possível buscar o empate dia 13/03, porquê não repetir o resultado levando aos pênaltis ou até mesmo vencer no tempo normal a equipe colorada?

O time já fez história se classificando para uma competição nacional 34 anos depois de sua ultima participação, agora pode continuar fazendo história eliminando o poderoso Internacional no Beira-Rio em busca do bi-campeonato Gaúcho.

Por William Rocha, colaborador Rio Grande Esporte Mais


segunda-feira, 4 de abril de 2016

São Paulo X Brasil: Clássico da Zona Sul só numa eventual final, que seria histórica

A imprensa da capital ressaltava ontem que a vitória colorada evitava um possível Gre-Nal antes da final, numa clara e tendenciosa "torcida" para que um destes clubes seja mais uma vez campeão. É uma imprensa que se diz "estadual" mas que defende claramente as cores dos dois maiores principais clubes da cidade (pois também não dão a mínima para o Zequinha).

E se pensarmos da mesma forma, com um olhar "pela zona sul", também podemos "comemorar" o fato de os clubes da zona sul, das duas mais fanáticas torcidas do interior do estado, se enfrentarem só em uma possível final do Gauchão, o que seria histórico.

Imagina que "louco" seria uma final de campeonato entre São Paulo X Brasil. Imaginem que louco seria a dupla da zona sul eliminar a "poderosa" dupla da capital em seus domínios e ter uma semi-final de Gauchão só com clubes do interior?

Imagina a rede de televisão detentora dos direitos televisivos do campeonato, cobrindo 4 semanas de certame sem a presença da dupla Gre-Nal?

É claro que o desafio é enorme para a dupla da Zona Sul, mas dentro das 4 linhas nada é impossível pois o futebol, felizmente, não é uma ciência exata.

O time do São Paulo demonstra nas ultimas rodadas que "perdeu o fôlego" e o rumo, porém é muito provável que poderá contar com força máxima para a partida, algo que não acontece há muitas rodadas, além de entrar "mordido" depois da derrota vexatória em casa e das fortes criticas que sofreu do torcedor pela atuação pífia do domingo. Sem falar da presença do torcedor que deverá lotar o espaço destinado a torcida adversária no estádio "bergamotão". Já conseguiu um empate no beira-rio, mesmo sem a presença de Júlio Abú que estava machucado naquela ocasião. O time do Inter é muito inconstante e é possível sim fazer história em Porto Alegre no domingo.

Já o Brasil, de baixo rendimento nesse campeonato e que meio aos trancos e barrancos conseguiu a última vaga do G8 tem um grupo de jogadores que vem junto a muito tempo e que não desaprendeu a jogar bola. Fez frente a dupla nos últimos dois anos e pode muito bem aproveitar a "cabeça lá em quito" do Grêmio e "fazer o crime" na Arena na quarta-feira onde também terá lotação máxima do torcedor Xavante no espaço destinado a sua torcida na Arena "penico".

Porquê então não acreditar então em uma final entre os dois times da zona sul?

Difícil é, porém não impossível!

Por William Rocha - Colaborador Rio Grande Esporte Mais


domingo, 3 de abril de 2016

MUSA DO GAUCHÃO: Musa do SÃO PAULO Carol Lopes precisa do seu voto

A votação para a primeira fase do concurso "MUSA DO GAUCHÃO" encerra amanhã dia 04 de abril.

E a musa do São Paulo, a lindíssima Carol Lopes, que no inicio estava na liderança caiu para o 9º lugar e nesse momento estaria fora da próxima fase.


PODE VOTAR QUANTAS VEZES QUISER. Acessa lá e vota sem parar!


10 considerações sobre o Sampa 2016

O dia foi muito estranho para o torcedor do Sampa. Uma derrota dolorida de goleada dentro do seu caldeirão e vaga na Série D garantida. Uma ambiguidade de sentimentos enorme. Estou tentando entender o que aconteceu, algumas coisas são óbvias e outras nem tanto. Vou fazer 10 considerações:

1 - CÉU OU INFERNO? - O Sampa deste ano não é o que levou 5 do São José-POA em casa. Mas também não é o que ganhou 5 partidas consecutivas. Acho que todas sabem que é um meio termo dessas duas ocorrências.

2 - TIME OU ELENCO? - Passado a primeira fase, podemos comentar com mais calma após todos acontecimentos. Deu tempo para formar uma opinião, depois de olhar muitos jogos e muitos jogadores. O São Paulo tem um bom time. Mas o elenco não é bom. E é complicado mesmo ter time e banco no interior. Na hora que as lesões e os cartões começaram a tirar jogadores e desfalcar o time, pode-se ver que as reposições eram de qualidade muito inferior. O ataque não tinha opção de velocidade com qualidade para ausência do Abu. Não havia um "pensador" para substituir o Athos. Ou seja, o Sampa tem um time bom, mas o elenco tem deficiências.

3 - EXPOENTES TÉCNICOS - Vou destacar 4 jogadores que foram muito bem na campanha do leão: Fernando Pinto, que faz um ótimo campeonato; Thiago Côrrea, que é o motor do time; Athos, que apesar de estar abaixo fisicamente, teve excelentes participações; e Júlio Abu, que infernizou as zagas adversárias.

4 - TORCIDA - É uma torcida de tirar o chapéu. Fez grandes festas. Ajudou muito o time. Esteve presente em bom número em TODOS os jogos do Aldo Dapuzzo. E a Torcida Organizada Mancha Rubro Verde foi prestigiar o time em todos jogos longe de Rio Grande. Consolidada como uma das maiores e melhores do interior.

5 - DIRETORIA - Está de parabéns, independente do resultado do mata das quartas de final. Todos sabem que os recursos são pequenos, que trabalham com poucos recursos financeiros devido a n motivos. A figura que mais chamou a atenção foi a do Presidente Vitor Magalhães, um "menino" de muita coragem. Mas sabemos(e ele mesmo faz questão de dividir isso) que todos os membros da diretoria trabalharam muito e tiveram papel importante.

6 - SÉRIE D - É ótimo saber que foi conquistada essa desejada vaga. Times com "camisa" e torcida tem que estar disputando competições importantes. É bom para os clubes e para os campeonatos. Mas nós sabemos e lá dentro do Sampa acredito que todos saibam. É preciso qualificar o grupo para fazer um bom papel. Não vale a pena ir só no "disputar por disputar".

7 - MENINOS DO PARQUE - O Hélio Vieira fez excelente trabalho. A melhor campanha do rubro-verde em muitos anos. Só tenho um dúvida... os meninos da cidade foram MAL APROVEITADOS ou NÃO TINHAM QUALIDADE?
O técnico deu poucas chances a eles. Agora mais para o final que surgiram mais oportunidades. Mas o único que teve tempo para mostrar seu futebol foi o Guilherme Moller. Já Jean, Fred, Jonathan Miranda entre outros, na maioria das vezes nem no banco ficaram.

8 - MELHORIAS ESTRUTURAIS - Foi perceptível que a direção se preocupou em melhorar várias pequenas coisas que podem até parecer sem importância e até mesmo muitas vezes passam desapercebidas do grande público. Vou citar apenas três, dentre tantas: O túnel de acesso ao campo, a distribuição e organização das cabines de imprensa e o gramado ( que nos outros anos sempre foi criticado).

9 - INTER, O ADVERSÁRIO DESEJADO: Pode parecer loucura. Mas acho que foi muito bom para o Sampa pegar o Inter nas quartas de final do Gauchão. Neste momento que o time vive uma crise técnica e o adversário está crescendo na competição, a obrigação toda está do lado de lá. Pela fase técnica, estrutura e folha de pagamento. Se perder o fará para um time de Série A do brasileirão. Se ganhar fará história dentro do Beira-Rio. Ou seja, o Sampa tem muito pouco a perder.

10 - HORA DA SUPERAÇÃO - Serão 7 dias para descansar a cabeça, treinar, reorganizar e ACREDITAR. É um jogo só. Dá para classificar, apesar de todas as dificuldades. Não adianta muito alimentar picuinhas, sejam elas internas ou internas. É unir forças e lutar juntos. Espero que a torcida rubro verde volte para o Beira-Rio com a mesma empolgação e se possível em maior número que na fase de classificação.
Foto: William Rocha


Por Fabrício Marques


Volta ao cenário nacional: Sampa classificado para Série D


 
Com o 6° lugar na fase de classificação e outros 6 dos 8 classificados já estando disputando alguma divisão nacional, o São Paulo garantiu a classificação para Série D do Campeonato Brasileiro.

Parabéns a torcida do leão e a todos no Aldo Dapuzzo.

Confrontos das quartas de final:
Grêmio x Brasil-PE
São José-POA X Novo Hamburgo
Inter x Sampa
Juventude x Ipiranga





Desastroso: Sampa leva 5 do Zequinha em casa

Na despedida da primeira fase, o Sampa fez seu pior jogo no Gauchão 2016. Diante de sua torcida no estádio Aldo Dapuzzo. . Foi impiedosamente goleado pelo vice-líder da primeira Fase, o São José/POA, pelo placar de 5x1. A torcida deixou o Aldo Dapuzzo muito preocupada com o atual estágio da equipe, que não vence uma partida há mais de um mês.

Os gols do time da capital foram de Rafinha(2), Chico, Ewerton e Jô. Descontou para o Sampa Asmann.

Com este resultado o confronto das quartas-de-final será contra o Internacional, no estádio Beira-Rio. O time da capital vem crescendo e o São Paulo em decadência. É HORA DA SUPERAÇÃO TOTAL.