domingo, 15 de maio de 2016

São Paulo conhece seus adversários na série D: Só tem pedreira!

No final da tarde desta sexta-feira a CBF divulgou os 17 grupos do Campeonato brasileiro da série D.

A demora da CBF em divulgar a tabela do campeonato com a definição dos grupos deu margem a uma série de rumores a respeito do grupamento que seria feito. Muitos canais de imprensa saíram divulgando de forma irresponsável uma tabela criada por algum usuário da enciclopédia digital "wikipédia" (a qual qualquer pessoa pode editar as informações, portanto, jamais deve ser utilizada como fonte de informação).

Passada a ansiedade, sabemos que o Rubro-Verde terá muitas "milhas acumuladas" nessa primeira fase: ficou no grupo 16 terá pela frente o emergente INTERNACIONAL DE LAGES, do estado de Santa Catarina, o time de empresários do PSTC de Cornélio Procópio, no norte do estado do Paraná e há 440km da capital Curitiba, e a equipe da LINENSE, da cidade de Lins distante há 430km da capital São Paulo. E a estréia do Rubro Verde é no interior do Paraná contra o PSTC no dia 12/06.


Embora a pouca tradição destes times para os riograndinos, este não será um grupo fácil.

O Inter de Lages tem uma certa tradição no interior de Santa Catarina e pode-se comparar o seu caminho de retorno aos grandes do seu estado com o caminho que o São Paulo vem trilhando nestes últimos anos.

Já o "Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná)" PSTC (que tem mais nome de partido político) é um clube de empresários que já formou diversos jogadores de renome pro cenário nacional e que com mudanças na FIFA sobre a participação de agentes dentros dos clubes acabou por se profissionalizar no ano de 2010. Este foi o seu primeiro ano na 1º divisão Paranaense e já de cara conseguiu garantir uma vaga a série D do Brasileiro ficando com o vice-campeonato do interior. Pode ser um clube que não tem torcida, mas tem dinheiro...

E por último o representante do estado de São Paulo, o mais rico e poderoso do país. A Linense conquistou a vaga sendo campeã da copa paulista ano passado e esse ano ficou em 3º lugar no seu grupo do paulistão que tinha Santos (Campeão) e São Bento (time do interior que mais fez pontos na fase de grupos). Como destaque do time o meia Tiago Humberto e pelo que se pode analisar, manteve a mesma base do Paulistão pra série D.

Enfim, será uma pedreira e a força do torcedor rubro-verde tem que se valer presente nos 3 jogos dentro do Dapuzzo onde a equipe tem obrigação de vencer e assim encaminhar a classificação para a segunda fase.

A partir daí é mata-mata. O São Paulo precisa passar por mais três fases para conquistar o sonhado acesso a série A.

ANOTE NA AGENDA
Essa é a tabela do São Paulo na primeira fase, divulgada pela CBF e ainda sujeito a pequenas alterações:

12/6 - PSTC X São Paulo - Em Cornélio Procópio - PR
18/6 - São Paulo X Inter de Lages - Em Rio Grande
26/6 - Linense X São Paulo - Em Lins - SP
03/7 - São Paulo X Linense - Em Rio Grande
10/7 - Inter de Lages X São Paulo - Em Lages - SC
17/7 - São Paulo X PSTC - Em Rio Grande

Durante a semana faremos um RAIO X dos adversários do São Paulo na série D para que o torcedor rubro verde conheça um pouco mais dos desafios que estão por vir nesta competição


Por William Rocha - Colaborador Rio Grande Esporte Mais